Agricultura: Setenta universitários, transformados em ‘Agentes Cidadãos’ realizam primeira pesquisa

Atividades começam pela Zona Leste

qua, 24/01/2001 - 18h35 | Do Portal do Governo

A partir desta segunda-feira, dia 29, setenta universitários vestindo camisetas amarelas com a inscrição Agente Cidadão darão início a um processo de pesquisa de avaliação dos resultados do Programa VivaLeite, do Governo Mário Covas, executado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Durante quatro meses, esse jovens irão visitar as 3.500 entidades sem fins lucrativos, participantes do VivaLeite, situadas na Capital e na Grande São Paulo, munidos de material de divulgação e de avaliação do projeto, tanto das entidades como das famílias beneficiadas.

Os estagiários foram selecionados e treinados pela FUNDAP-Fundação e Desenvolvimento Administrativo, em parceria com a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios – Codeagro, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Os estudantes cursam Serviço Social, Ciências Sociais, Nutrição, Comunicação, Administração de Empresas, Economia e Direito.

Cada ‘agente cidadão’ informará sobre o VivaLeite, tanto a entidades, como a família usuária do projeto. Sua tarefa é identificar quais as necessidades da comunidade.

Como o nome do projeto indica, serão apresentados conceitos de cidadania, que incluem as definições e atividades dos poderes públicos – Federal, Estadual e Municipal e, quando necessário, orientar no encaminhamento aos órgãos competentes e na realização por especialistas, de palestras sobre temas específicos, de interesse da comunidade.

Para poder executar a pesquisa, os estagiários receberam 40 horas de treinamento na Fundap e na Codeagro, além de aprenderem sobre as atividades do Poupatempo, exemplo de excelência do serviço público estadual. Contratados pelo período de um ano, os estagiários também terão sua atividade avaliada, tanto pelas entidades como pelas famílias usuárias do VivaLeite.

Destinado ao atendimento de crianças de seis meses a seis anos de idade, o VivaLeite distribui leite enriquecido com vitaminas para um total de 700 mil pessoas mensalmente. Na região da Capital são 170.701 famílias atendidas pelo Viva Leite criança. O Viva Leite atende também 28.350 idosos na capital.