Agricultura: Secretário participa de cerimônia de posse do novo diretor da ESALQ

Professor Antonio Roque Dechen toma posse às 16 horas, em Piracicaba

seg, 15/01/2007 - 21h29 | Do Portal do Governo

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, João Sampaio, participa, nesta terça-feira (16/01), a partir das 16 horas, em Piracicaba, da cerimônia de posse do novo Diretor da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), o professor Antonio Roque Dechen.

Formado pela Escola no ano de 1973, Dechen foi pesquisador científico do Instituto Agronômico (IAC), órgão da Secretaria de Agricultura, entre 1975 e 1981, ano em que assumiu como professor do departamento de Ciência do Solo da Instituição, lecionando a disciplina Nutrição Mineral de Plantas.

Para o Secretário João Sampaio a escolha do novo diretor reflete a dedicação devotada pelo professor Dechen a ESALQ e aos estudos pelo desenvolvimento da agricultura paulista. “A ESALQ é modelo no ensino e no estimulo a projetos que beneficiam o setor agropecuário. A Secretaria tem na Escola uma grande aliada na geração de conhecimento e tecnologias que levaram São Paulo à liderança do setor agropecuário brasileiro e, como pesquisador de nosso Instituto Agronômico durante seis anos, tenho certeza de que o professor Dechen incentivará ainda mais as pesquisas desenvolvidas em conjunto com a Secretaria”, ressalta Sampaio.

Além dos projetos desenvolvidos em conjunto com os pesquisadores do IAC, a ESALQ atua em outras frentes colaborando com projetos de pesquisa junto ao Instituto Biológico e o Instituto de Zootecnia, além de participar ativamente, através de especialistas, de algumas das principais Câmaras Setoriais do Estado de São Paulo.

“Com a colaboração de membros de departamentos da ESALQ, São Paulo conseguiu normatizar e certificar, com o Selo de Qualidade “Produto de São Paulo”, o Carvão Premium, a Cachaça Paulista e a Cachaça Paulista Envelhecida. Estes produtos, assim como os também certificados Café Torrado e Moído, Suíno Paulista e Algodão Premium, tiveram seu processo produtivo totalmente regulado, passando por criteriosas avaliações e garantindo com isso total rastreabilidade do produto, garantia de segurança no consumo, e melhores preços para o produtor”, explica o Secretário, salientando que, nessa mesma linha, pode-se citar a Clínica do Leite da Escola, que também trabalha em conjunto com a Secretaria visando o desenvolvimento do setor leiteiro no estado, principalmente no que se refere à melhoria da qualidade do leite. O departamento já estuda, junto a Câmara Setorial, normas para o processo de certificação do Produto.

Serviço

Cerimônia de Posse da Nova Diretoria da ESALQ

Data: 16/01, às 16 horas

Local: ESALQ – Piracicaba

End: Av. Pádua Dias, nº11

  Da secretaria da Agricultura