Agricultura: Secretaria lança selo de qualidade para equipamentos de proteção individual na Agrishow

A apresentação do selo acontece nesta quarta-feira, dia 17, às 14 horas

qua, 17/05/2006 - 10h04 | Do Portal do Governo

O Programa IAC de Qualidade em Equipamentos de Proteção Individual (EPI) na Agricultura lança seu selo de qualidade. Durante o ato, estarão presentes representantes de empresas do setor e os pesquisadores responsáveis pelo desenvolvimento do programa. O IAC já tem o primeiro laboratório trabalhando no incremento da qualidade de EPI e terá um dos primeiros laboratórios capaz de atestar esses materiais. Este selo de Qualidade de Equipamentos de Proteção Individual na Agricultura será atribuído às empresas fabricantes de EPI que atenderem à proposta do Programa.

Até o momento, a falta de normas para esse setor faz com que, no Brasil, o Certificado de Aprovação (CA) do Ministério do Trabalho, documento necessário para que uma vestimenta seja considerada como equipamento de proteção, seja emitido com base na apresentação de uma Anotação de Responsabilidade Técnica. Esta é emitida pelo fabricante, que se responsabiliza pela qualidade do equipamento de proteção fornecido. Entretanto, não há comprovação efetiva sobre a eficácia desse EPI. “Esta situação faz com que o trabalhador use vestimentas que possuem o CA para manipulação de agrotóxicos, que, no entanto, lhe proporcionam pouca ou nenhuma proteção contra o risco a que está exposto”, afirma o pesquisador do IAC, Hamilton Humberto Ramos.

Por enquanto, a ênfase do trabalho está nas vestimentas porque mais de 90% da exposição do aplicador se dá por meio da pele, de acordo com o pesquisador do IAC. Com esse foco, a análise envolve os diferentes tipos de tecidos usados nos EPI e os diversos tipos de tratamento de hidrorrepelente (tratamento feito nos tecidos para evitar que o agroquímico chegue à pele do aplicador).

O novo grupo IAC de qualidade está inserido em um contexto mais amplo de trabalho do IAC, em que as pesquisas envolvem a segurança de máquinas, implementos e das condições de trabalho no campo, como por exemplo, a exposição ocupacional de trabalhadores à calda de agrotóxicos e a adequação dos EPIs utilizados. No IAC, tais estudos ocorrem desde 1995 e agora, com o conhecimento já adquirido em todas essas atividades, a pesquisa chega também à qualidade dos equipamentos de proteção individual.

Serviço:

Lançamento do Programa IAC de Qualidade em Equipamentos de Proteção Individual na Agricultura

Data: 17 de maio de 2006, às 14h

Local: Estande da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, na Agrishow 2006.

Assessoria de imprensa da Secretaria da Agricultura e Abastecimento