Agricultura: Secretaria Estadual da Agricultura disponibiliza técnicos em todos municípios agrícolas

Parceria com as prefeituras permite contratação de mais 534 profissionais entre agrônomos, veterinários e zootecnistas

sex, 20/10/2000 - 16h01 | Do Portal do Governo

Parceria com as prefeituras permite contratação de mais 534 profissionais entre agrônomos, veterinários e zootecnistas

A Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento viabilizou a contratação de mais 534 profissionais, por meio de convênios assinados com as prefeituras. São 294 agrônomos, 230 veterinários e 10 zootecnistas que prestarão serviço às Casas de Agricultura Municipais, juntamente com os 670 técnicos que já integram o quadro da Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada (CATI). A descentralização da assistência técnica, com o projeto de municipalização, acontece desde abril de 1993, garantindo suporte a todos os municípios, particularmente aqueles essencialmente agrícolas.

É a primeira vez que 100% dos municípios agrícolas paulistas são contemplados com engenheiros agrônomos e médicos veterinários. Outras atividades desenvolvidas pela Secretaria favoreceram o interesse das prefeituras pela adesão aos convênios, tais como o Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas, Melhor Caminho e Pontes Metálicas (programas que visam o desenvolvimento sustentável e a melhora do escoamento da produção nas estradas rurais).

Combate à raiva – Com a integração obtida entre Estado e prefeituras, foi possível montar 72 equipes (num total de 72 municípios envolvidos) para controlar a raiva dos herbívoros, doença que tem atingido regiões com presença do morcego hematófago, transmissor da enfermidade. As equipes, incumbidas de eliminar focos de morcegos contaminados, receberam treinamento especializado e tiveram à sua disposição veículos das prefeituras municipais. Durante os próximos meses, estarão sendo realizadas diligências para a captura dos hematófagos. Um relatório detalhado dos resultados obtidos pelos técnicos conveniados até o momento está previsto para o final do mês.