Agricultura: Secretaria da Agricultura realiza programa para erradicação da peste suína

Resultado do projeto abre espaço para a exportação de produtos da suinocultura paulista

qua, 25/10/2000 - 11h07 | Do Portal do Governo

Técnicos da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento (SAA) acabam de concluir a coleta de 6.890 amostras de sangue do rebanho suíno paulista, dentro do programa de controle da erradicação da peste suína clássica no território paulista. O resultado desta coleta e os dados relativos à estrutura de atuação da defesa agropecuária no Estado serão encaminhados pelo Ministério da Agricultura à Organização Internacional de Epizootias para obtenção do certificado declarando São Paulo livre do vírus circulante, causador da peste suína clássica.
O Estado de São Paulo possui um rebanho suíno de 1,3 milhões de cabeças e não registra a presença da doença desde 1996. O certificado da Organização Internacional de Epizootias abrirá pela primeira vez as portas do mercado externo para os produtores da suinocultura paulista.
O programa de sanidade suína, desenvolvido pela SAA, envolve medidas de controles epidemiológico e sanitário e mobiliza 17 equipes de 80 profissionais treinados. Além de São Paulo, o programa também foi implantado nos Estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Tocantins, Sergipe, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.