Agricultura: Secretaria certifica cachaça paulista

Selos garantirão a qualidade e a rastreabilidade da cachaça produzida no Estado

ter, 28/11/2006 - 16h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo lança nesta terça-feira (28/11) às 15 horas, em São Paulo, os selos da Cachaça Paulista e da Cachaça Paulista Envelhecida, dentro do Programa de Qualidade Produto de São Paulo, do Governo do Estado. Os selos garantirão a qualidade e a rastreabilidade da cachaça produzida no Estado de São Paulo, desde a colheita da cana-de-açúcar até o envasamento da bebida, conforme normas específicas estabelecidas após estudos e articulação dentro de toda a cadeia produtiva.

A criação destas normas é resultado de um trabalho em parceria de técnicos da Secretaria e membros do Grupo de Trabalho da Cadeia Produtiva da Cachaça. As normas estabelecem regras que gerem todo o processo produtivo.

Os principais tópicos exigidos são: A cana-de-açúcar, matéria-prima da cachaça, deverá ser colhida crua, ou seja não poderá ser queimada antes do corte. A moagem deverá ser feita no máximo 24 horas após o colheita e a extração do caldo deverá ser realizada sem a contaminação de óleo lubrificante da moenda, com a redução de impurezas sólidas com processo de retirada de bagacilhos e terra, por coamento, peneiramento ou decantação.

Não devem ser adicionados, de forma alguma, elementos químicos em qualquer etapa do processo. Da mesma forma, açúcares, caramelos ou extratos vegetais não poderão ser adicionados à cachaça

No caso da Cachaça Paulista Envelhecida, o produto deverá ser armazenado em tonéis de madeira com capacidade máxima de até 700 litros devidamente lacrados e registrado pelo produtor, por um período de, pelo menos, 18 meses .

A graduação alcoólica deverá ser de 38% a 48% e os vasilhames deverão ser novos de primeiro uso.

Todas as etapas deverão ser controladas, averiguadas e documentadas para garantir que a qualidade final do produto especificado como de qualidade superior não seja comprometida. Os procedimentos de controle e rastreabilidade devem ser documentados e os registros devem ser mantidos pelo prazo mínimo equivalente a prazo de validade da cachaça encontrada no atacado, varejo e consumidor final.

Criado pelo Governo do Estado de São Paulo em dezembro de 1999, como parte do Sistema de Certificação de Qualidade de Produtos do Agronegócio, o Selo “Produto de São Paulo” tem como objetivo o fortalecimento das cadeias produtivas do Estado e a maior competitividade dos produtos paulistas nos mercados interno e externo.

Para o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Alberto Macedo, a certificação de produtos com qualidade superior implica na ampliação de renda ao produtor que investe na qualidade de seu produto. “O selo é a vitrine da capacidade de produção de qualidade dos nossos produtores e, além de garantir bons preços no mercado interno, irá propiciar a abertura do mercado externo, que hoje é muito exigente”, afirma.

Serviço:

Lançamento dos Selos da Cachaça Paulista e da Cachaça Paulista Envelhecida

Data: 28 de novembro de 2006, às 15 horas

Local: Salão Nobre da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Endereço: Av. Miguel Stéfano, 3900 – Água Funda – São Paulo/Capital

Da Secretaria da Agricultura