Agricultura: Secretaria assina protocolo para 2ª fase da tomografia do leite

Assinatura ocorreu nesta sexta-feira, na Agrishow

sex, 19/05/2006 - 17h32 | Do Portal do Governo

O Secretário Alberto José Macedo Filho recebeu, nesta sexta-feira (19/05), no estande da Secretaria na Agrishow, membros das 26 Câmaras Setoriais do Estado de São Paulo. O encontro, que debateu entre outros temas as perspectivas para o agronegócio paulista, reuniu lideranças e representantes das principais cadeias produtivas do Estado.

De acordo com o secretário, as Câmaras têm papel fundamental para o bom desempenho das cadeias de produção. “O objetivo deste fórum ,que une produtores, técnicos, sindicatos e empresários, é mediar e orientar as discussões para aumentar a eficiência, atender os consumidores com produtos de melhor qualidade, promover a competitividade e garantir a distribuição dos lucros de forma igualitária a cada um dos elos da cadeia” afirmou.

Graças ao trabalho desenvolvido pelas Câmaras Setoriais, São Paulo conta hoje com produtos diferenciados e altamente competitivos, como o Café de Qualidade, Superior, o Carvão Premium, o Suíno Paulista e o Algodão Premium, todos certificados pelo Sistema de Qualidade: Produto de São Paulo. Além dos produtos certificados, a atuação da Câmara Setorial de Leite e Derivados, permitiu a São Paulo concluir, em novembro de 2005, um mapeamento completo da Cadeia Paulista de Produção Leiteira – a Tomografia do Leite.

O Estudo, realizado pelo PENSA – Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial da Universidade de São Paulo quantificou e unificou dados de toda a cadeia, apontando as principais características de produção, industrialização e consumo do leite paulista. De acordo com o Mapeamento, em 2004, São Paulo produziu 1,74 bilhões de litros de leite e teve consumo estimado de 7,61 bilhões de litros (32,4%) da produção brasileira. Segundo o estudo, São Paulo ainda respondeu por 45% do consumo de leite UHT, 31,2% do iogurte e cerca de 33% dos queijos produzido no país .

De acordo com o presidente da Câmara Setorial, Antonio Julião Bezerra Damazio, até então, o setor era carente de informações sobre o setor. “Essa radiografia evidencia a importância do agronegócio do leite e, nós que fazemos parte, sabemos que ele é mais importante e gera mais emprego do que muitos outros setores. Com esses dados, vamos poder nos organizar e alcançar resultados ainda melhores”, comemorou.

Durante a Reunião, o Secretário Alberto Macedo assinou um Protocolo de Intenções para o desenvolvimento da segunda etapa da Tomografia. “Nesta nova fase, serão definidos projetos estratégicos para benefício da cadeia produtiva do leite em São Paulo. Pretendemos oferecer a base e a orientação para as tomadas de decisões, contribuindo para a ampliação de nossa produção e para o aumento da nossa competitividade perante os demais estados produtores”, salientou.

Da Secretaria da Agricultura