Agricultura: Secretaria apresenta Jardim Varietal de Cana na Agrishow

Coleção de variedades pertence ao Centro de Cana do IAC, localizado em Ribeirão Preto

sex, 12/05/2006 - 18h48 | Do Portal do Governo

De 15 a 20 de maio, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento apresenta na Agrishow Ribeirão Preto 2006 suas principais ações voltadas para o desenvolvimento tecnológico, apoio ao agricultor familiar e faz uma mostra de novas variedades agrícolas. Na agenda de eventos: Visita do governador Cláudio Lembo com assinatura de decretos e convênios para a agricultura familiar, reunião das 26 Câmaras Setoriais da Secretaria.

Nesta  segunda-feira (15/05) às 15 horas, acontece a apresentação oficial do Jardim Varietal de Cana, do Centro de Cana do IAC, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.  Na apresentação, estarão presentes o secretário de agricultura, Alberto José Macedo Filho, o diretor do Centro de Cana, Marcos Landell, e representantes do setor sucroalcooleiro.

Este jardim abriga 124 variedades, que compõem a história da cana-de-açúcar no Brasil e no mundo e contribuirá para a preservação da variabilidade genética, servindo como repositório de material de importância atual e potencial. A coleção representa uma fonte de características desejáveis para os programas de melhoramento, disponibilidade de material para investigação científica na identificação de genes para pesquisadores de todo o país.

A visitação do jardim será monitorada. Na apresentação oficial teremos as explicações para os destaques da coleção, assim como mostra de algumas variedades curiosas como a espécie Creoula – a primeira introduzida no Brasil.

Outras atividades

Apresentação do Selo de Segurança do IAC – projeto de pesquisa desenvolvido na área de segurança em Equipamentos de Proteção Individual (EPI) na agricultura, trabalho é inédito no país, onde não há normas para certificar qualidade das vestimentas utilizadas quando do uso de defensivos agrícolas.

Agroenergia: Ações para desenvolvimento no Estado de São Paulo

Novas variedades de girassol, mamona, amendoim e cana-de-açúcar

Apresentação de experimentos realizados nas Fazendas do Estado

Apresentação do Programa Paulista de Biodiesel em parceria com o Itesp para desenvolvimento de cultivo de oleaginosas nos assentamentos rurais do estado.

Agricultura familiar:

Apresentação de variedades de arroz e feijão

Apresentação de projeto para desenvolvimento de ovinocultura – pesquisa com nova raças – dorper australiano

Encontro com a Federação de Associação de Produtores Rurais do Programa de Microbacias Hidrográficas – com repasse de equipamentos de plantio direto e de informática

Lançamento do Projeto Hortalimento voltado para as prefeituras

Serviço:

Secretaria de Agricultura na Agrishow Ribeirão Preto 2006.

Local: Pólo Tecnológico de Desenvolvimento dos Agronegócios do Centro Leste

Anel Viário, km 321, em Ribeirão Preto/SP

De 15 a 20 de maio – das 8h às 18h