Agricultura: São Paulo participa da 4ª Conferência de Agricultura Biodinâmica

Aviso de Pauta - Quinta-feira, dia 16 - Evento discute nova consciência agropecuária com desenvolvimento sustentável e sem agrotóxicos

seg, 13/11/2000 - 11h11 | Do Portal do Governo

Aviso de Pauta – Quinta-feira, dia 16 – Evento discute nova consciência agropecuária, com desenvolvimento sustentável e sem agrotóxicos

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, João Carlos de Souza Meirelles, abre nesta quinta-feira, dia 16, às 8 horas, a 4ª Conferência de Agricultura Biodinâmica. O tema do evento é “A Dissociação Homem-Natureza e o Desenvolvimento Humano”, apresentado pelo Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo. Estarão presentes produtores biodinâmicos e pesquisadores para discutir uma nova consciência agropecuária, abordando a relação homem e natureza, desenvolvimento sustentável, elám da nutrição humana. Painéis, debates e palestras fazem parte da programação que prosseguirá até o próximo dia 19, no Anfiteatro Ariosto Milla – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, na Cidade Universitária.

A importância da produção ecológica (biodinâmica, orgânica) no país pode ser medida pelo aumento da área cultivada sem a utilização de agrotóxicos e fertilizantes sintéticos de alta solubilidade. A área certificada ou em processo de certificação pelo Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento Rural (IBD) saltou de 30 mil hectares em janeiro de 2000 para 61 mil hectares em agosto do mesmo ano. A maior produção brasileira de alimentos orgânicos concentra-se nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Rio Grande do Sul, que respondem por 70% da produção. A produção de alimentos orgânicos mostra um crescimento mundial da ordem de 25% ao ano, movimentando anualmente US$ 8,7 bilhões.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) instalou recentemente, em outubro, a Câmara Setorial de Agricultura Ecológica, com o objetivo de promover um fórum de discussões sobre potencialidades e limitações desse mercado, problemas de produção e comercialização, processamento, legislação e financiamento, visando encaminhar as principais reivindicações do setor. A Câmara Setorial dá representação aos diversos integrantes da cadeia produtiva e membros indispensáveis em seu desenvolvimento: pesquisadores, órgãos certificadores, fornecedores de insumos, produtores, processadores e comerciantes de produtos orgânicos. A qualidade da água, preços e margens dos agentes que atuam nos diversos encadeamentos produtivos orgânicos e programas de pesquisa e extensão para a agricultura ecológica estão entre as principais propostas a serem discutidos pela nova instituição.

A prioridade à agricultura orgânica se estende a todos os órgãos da SAA. Esse trabalho vem sendo realizado pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada (CATI), da SAA, em pelo menos dez microbacias do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas (PEMH), em áreas de mananciais, com recursos provenientes do Banco Mundial. O programa visa promover o desenvolvimento sustentável na agricultura paulista garantindo a preservação do meio ambiente e contribuindo para a conscientização da comunidade sobre a necessidade de conservação dos recursos naturais, diminuição dos riscos de poluição da água, contaminação de alimentos e intoxicação pelo uso de agrotóxicos, recomposição e manutenção das matas ciliares e proteção dos mananciais. Visa, também, capacitar os agricultores para o gerenciamento eficiente da unidade de produção de forma sustentável.

O PEMH prevê, num período de 6 anos, a implantação de 1.500 unidades (área aproximada de 4,5 milhões de hectares) e o beneficiamento de 90 mil produtores rurais e suas famílias.