Agricultura: São Paulo cria Câmara Setorial de Ratitas

Será nesta terça-feira, dia 7

seg, 06/03/2006 - 12h49 | Do Portal do Governo

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, recebe nesta terça-feira, dia 7, às 10 horas, na sede da Secretaria, representantes das cadeias paulistas de produção de avestruzes, emas e emus para oficializar a formação da Câmara Setorial Especial de Ratitas (aves corredoras).

O objetivo desta nova câmara é definir parâmetros e medidas para o desenvolvimento e o fortalecimento do setor de ratitas no Estado de São Paulo. De acordo com o presidente da Associação dos Criadores de Avestruzes do Brasil (ACAB), Adair Ribeiro Júnior, “a formação desta Câmara será muito bem-vinda e certamente contribuirá para o entendimento de todos os elos da cadeia produtiva”, esclarece.

Para o secretário Duarte Nogueira, as Câmaras têm papel fundamental para o bom desempenho do agronegócio estadual. “O objetivo deste fórum, que une produtores, cooperativas, técnicos e empresários, é mediar e orientar as discussões para aumentar a eficiência, atender os consumidores com produtos de melhor qualidade, promover a competitividade e garantir a distribuição dos lucros de forma igualitária a cada um dos elos da cadeia” afirma.

A Câmara Setorial de Ratitas será a 26ª criada em São Paulo. Além dela, atuam as Câmaras Setoriais de açúcar e álcool; agricultura ecológica; algodão; arroz; aves e ovos; batata; biocombustíveis; borracha natural; café; carne bovina; carne suína; citros; feijão; flores e plantas ornamentais; frutas; hortaliças; lazer e turismo rural; leite e derivados; mandioca; milho; pescados; produtos apícolas; produtos florestais; soja; trigo.

De acordo com a ACAB, os desafios iniciais que a Câmara de Ratitas encontrará estão ligados à sensibilização dos criadores para o mercado de abate, a regulamentação da oferta da produção de forma sustentável com o consumo, o estabelecimento de protocolo sanitário e manejo objetivando o aumento da produtividade, a padronização dos cortes comerciais e nomenclatura das carnes, a viabilização de recursos financeiros para pesquisa científica e produção industrial, além de estratégias de divulgação dos produtos de ratitas.

Segundo a Associação, o Estado de São Paulo é o maior produtor de avestruzes do Brasil. Com cerca de 125 mil animais, São Paulo responde por mais de 35% do plantel brasileiro, além de 25% dos estrutiocultores do país. Segundo a ACAB, de cada quatro criadores, um está localizado no Estado de São Paulo.

Solenidade de Criação da Câmara Setorial Especial de Ratitas

Data: Terça-feira, dia 7 de março de 2006

Horário: 10 horas

Local: Salão Nobre – Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Endereço: Av. Miguel Stéfano, 3900 – Água Funda – São Paulo/SP