Agricultura: SAI beneficia empreendedores de 37 municípios da Região Metropolitana

O evento acontece nesta segunda-feira, a partir das 19 horas, no Pompéia Rural Center

seg, 21/08/2006 - 11h33 | Do Portal do Governo

O Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Alberto Macedo, o Superintendente do Sebrae-SP, José Luiz Ricca e o presidente da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (FAESP), Fábio de Salles Meirelles, participam nesta segunda-feira (21/08) da Cerimônia de Lançamento da 3ª fase do módulo metropolitano do SAI – Sistema Agroindustrial Integrado.

O evento, que contará com a participação de representantes do setor produtivo, além de sindicatos e prefeituras, será realizado a partir das 19 horas, no Pompéia Rural Center, na Capital paulista.

O módulo, com duração de dois anos, permitirá o desenvolvimento de atividades de assistência técnica, cursos, seminários e dias de campo para orientação de produtores rurais em municípios da região metropolitana, além da criação de novos canais para a comercialização dos produtos agropecuários, facilitando o acesso dos consumidores a produtos de qualidade com preços mais acessíveis.

“A vertente metropolitana do Sistema Agroindustrial Integrado permite uma atuação plena nas duas pontas da cadeia produtiva, auxiliando o produtor a agregar valor ao seu produto e acima de tudo, negociar diretamente com o comércio varejista, garantindo maior lucratividade na venda de seus produtos e reduzindo os preços ao consumidor final”, afirma o secretário Alberto Macedo.

Na região metropolitana, formada por 37 municípios (Arujá, Barueri, Bertioga, Caieiras, Carapicuíba, Cotia, Cubatão, Diadema, Embu Guaçu, Embu, Guarujá, Guarulhos, Itanhaém, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Juquitiba, Mairiporã, Mauá, Mongaguá, Osasco, Peruíbe, Pirapora do Bom Jesus, Praia Grande, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santa Isabel, Santana de Parnaíba, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra, São Paulo, São Vicente, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista), os resultados dos quatro primeiros anos de atuação já começam a aparecer. No período foram mais de 30 mil atendimentos além da criação de associações, de produtores rurais, cooperativas e da organização das cadeias produtivas existentes na região.

De acordo com o Sebrae-SP, a expectativa para esta nova etapa do módulo é de, em 24 meses, ampliar o número de atendimentos e estimular o fortalecimento das cadeias de produção da região, auxiliando na produção e estimulando o comércio.

Sobre o SAI

O SAI é um programa do Sebrae-SP em parceria com a Secretaria de Agricultura, cujo objetivo principal é o de transformar os pequenos agricultores e pecuaristas em empresários rurais, melhorando as condições de vida no campo, aumentando a renda familiar e gerando empregos.

A assessoria é feita por técnicos especializados pelo Sebrae-SP, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e de parceiros operacionais variados. Desde a sua criação, em 1998, o SAI já atendeu 728 grupos e mais de 380 mil produtores rurais.

Serviço:

Lançamento da 3ª fase do SAI – Metropolitano

Local: Pompéia Rural Center

Data: 21/08 – 19h00

Endereço: Av. Nicolas Bõer, 120 – São Paulo/SP