Agricultura: Resolução da secretaria permite práticas de manejo em granjas na região de Bastos

A resolução autoriza procedimentos, proibidos há mais de dois anos devido ao surto de laringotraqueíte das aves

qua, 20/12/2006 - 16h39 | Do Portal do Governo

A assinatura da resolução pelo Secretário de Agricultura e Abastecimento, Alberto Macedo, aconteceu nesta quarta-feira, dia 20, às 15 horas no Gabinete da Secretaria, na capital paulista, com a presença de representantes do setor produtivo de ovos da região de Bastos e de todo o estado de São Paulo. Responsável por 50% da produção de ovos estadual e 25% do país, a região sofreu um surto de laringotraqueíte infecciosa das aves há mais de dois anos e ficou impedida de adotar o procedimento conhecido como muda forçada.

Com a autorização do Secretário e futura publicação de portaria regulamentando as medidas pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), órgão responsável pela sanidade animal e vegetal no Estado, os avicultores terão que adotar ações para garantir a sanidade de seu plantel durante o período de muda forçada. Esta prática envolve um período de alterações nos hábitos alimentares das aves, forçando a muda de penas, prolongando a vida produtiva da poedeira e oferecendo ovos de qualidade. Durante o surto da laringotraqueíte, este procedimento foi suspenso porque pode provocar queda na resistência imunológica da ave.

A região de Bastos tem cerca de 16 milhões de aves de postura de um plantel estadual de 38 milhões. Os casos de laringotraqueíte apareceram em fevereiro de 2004 e envolveram uma força-tarefa da CDA junto com o setor produtivo criando um bolsão de proteção e adoção de medidas de biosseguridade e higienização das granjas, assim como vacinação contra a doença de todo o plantel da região.

Estiveram presentes na assinatura da resolução:

Vice-presidente da APA – Associação Paulista de Avicultura – Silvana Pellicci Laudanna

Diretor do Sindicato Rural de Bastos – Yasuhiko Yamanaka

Prefeito de Bastos – Natalino Chagas

Assessoria de imprensa da Secretaria de Agricultura

C.A.