Agricultura realiza treinamento sobre plataformas digitais para vender produtos rurais

Transmissão ao vivo será realizada nesta terça-feira (25), às 10h; inscrições gratuitas devem ser feitas antecipadamente

seg, 24/08/2020 - 12h29 | Do Portal do Governo

O impacto da pandemia de COVID-19 trouxe ao produtor rural a necessidade de buscar a abertura de novos canais de comercialização ao mesmo tempo em que consumidores, comerciantes e compradores também procuram por alternativas na aquisição de gêneros alimentícios. As plataformas digitais surgem como ferramentas capazes de fazer a ligação entre a oferta e a demanda por alimentos, atendendo, assim, a necessidade desses diferentes grupos.

Nesta terça-feira (25), às 10h, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado promoverá uma transmissão ao vivo para debater o assunto. “O objetivo do evento é informar sobre as plataformas digitais e as possibilidades que as mesmas oferecem para dar suporte à comercialização da produção rural”, explicam Rolando Salomão, diretor da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) Regional Barretos, e Diego Barrozo, assistente de planejamento da Regional, ambos responsáveis pelo treinamento que será oferecido.

Serão abordadas cinco plataformas digitais: “Plataformas Digitais SAA”, pela coordenadora da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), Juliana Cardoso; “Pertinho de Casa”, por Luiz Felipe Cavallari, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Cultivando Negócios, por Clóvis Etto, da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp); Mercado CNA/Senar (Confederação Nacional da Agricultura/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), por Wilson Brandão; e o aplicativo Matchfood, de Ribeirão Preto, por Francisco Mar.

Para participar, é necessário fazer a inscrição antecipada pela internet. O treinamento gratuito é dirigido aos produtores, às organizações rurais, comerciantes, consumidores, técnicos, e rede de extensionistas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Conteúdo

As palestras serão transmitidas ao vivo pelo canal YouTube da CDRS (www.youtube.com/c/CDRSagricultura), estando também disponíveis após o evento. “Porém, fazer a inscrição e participar é importante para tirar as dúvidas, fazer esclarecimentos, verificar as melhores plataformas para o seu negócio”, esclarece Diego Barrozo.

A abertura será feita pelo coordenador da CDRS, engenheiro agrônomo José Luiz Fontes, que acredita que muitas das novas formas de comercialização serão utilizadas mesmo no pós-pandemia.

“Estamos todos aprendendo novas tecnologias digitais e tendo acesso a formas alternativas de comercialização e é importante que tanto os extensionistas e técnicos da Secretaria em geral estejam capacitados a repassar conhecimentos aos produtores rurais e seus grupos, como associações e cooperativas, quanto os próprios produtores, como forma de se manterem na atividade e até aumentarem suas chances de comercialização. Muitos, inclusive, já estão tendo resultados positivos exatamente pelo fato de terem, rapidamente, se adequado a estes novos tempos”, alerta Fontes.