Agricultura promove reunião sobre programa Consciência Alimentar

Implantada em 30 escolas municipais, inicativa orienta sobre benefícios de refeições adequadas e ensina preparar pratos nutritivos

qui, 13/05/2010 - 9h09 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Codeagro/SAA) realizará nesta quinta-feira, 13, uma reunião com representantes de municípios do interior que manifestaram interesse em participar do Programa Consciência Alimentar. Os trabalhos serão conduzidos pelo secretário-executivo do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea), Sinézio Jorge Filho.

A nutricionista do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Suntentável (Cesans), Milene Massaro Raimundo, explicará detalhes do programa, desenvolvido inicialmente em 30 escolas municipais da rede pública de ensino. As oficinas contam com aulas teóricas e práticas, como a elaboração de receitas nutritivas, além de orientações sobre os benefícios de refeições adequadas.

Cada criança recebe um kit de avental, livro com atividades lúdicas e receitas direcionadas, além de vídeos de Consciência Alimentar para Família e para as Crianças. Na palestra para as mães, são fornecidas dicas de compra e conservação de alimentos, higiene dos alimentos e consumo de leite, frutas e verduras, além da elaboração de receitas e degustação de pratos saudáveis.

O objetivo do programa é conscientizar alunos e mães sobre a importância de uma alimentação saudável, focando no papel da mãe como formadora de bons hábitos e da sua responsabilidade no preparo dos alimentos e nas crianças como agentes de formação de novos hábitos de consumo por meio das atividades realizadas na escola. 

O programa Consciência Alimentar, coordenado pelo Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp) , foi desenhado em conjunto com as secretarias estaduais de Agricultura e Abastecimento, de Educação e de Saúde. Também participaram secretarias municipais dessas últimas duas pastas. A equipe técnica é formada por nutricionistas e técnicos em nutrição da Secretaria de Agricultura.

Leia mais sobre o lançamento do programa aqui.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento