Agricultura promove discussão sobre proteção de áreas ciliares

O evento dá continuidade ao processo de discussão e aprimoramento iniciado no último dia 13

sex, 27/02/2009 - 9h07 | Do Portal do Governo

O Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico, ligado a Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio – CEA/IAC/Apta, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, juntamente com a Associação Mata Ciliar, promovem nesta sexta-feira, 27, nas dependências do Instituto, a 2ª Oficina de diagnóstico ambiental em áreas ciliares.

O evento, coordenado pelos pesquisadores Afonso Pesche, do CEA e Jorge Bellix de Campos, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – Cati e Associação Mata Ciliar, vem dar continuidade ao processo de discussão e aprimoramento iniciado no último dia 13, com a realização da Oficina de Planejamento para Proteção de Áreas Ciliares.  

Nosso objetivo, afirma Pesche, é estabelecer um alinhamento conceitual entre os muitos agentes que desenvolvem algum tipo de trabalho em áreas ciliares. “Na edição anterior do evento conseguimos reunir secretários municipais, professores de pós-graduação, representantes de ONGs internacionais, além de pesquisadores, técnicos, ecologistas”, comenta Pesche, ressaltando que o duplo enfoque do evento: “sensibilização e capacitação”.

A proteção de áreas ciliares pode ocorrer de várias formas, por estudos científicos, por políticas públicas e efetivamente por ações práticas, para que isso ocorra é necessário um mínimo de entendimento na intervenção e, consequentemente num planejamento adequado, ressalta o pesquisador.

Composto de três etapas, o programa do evento contempla um embasamento conceitual; atividades práticas para coleta de dados, levantamentos, análise e avaliação de cenários e uma dinâmica em grupo para consolidar a metodologia e propiciar a construção do memorial técnico. A Oficina é gratuita e maiores informações podem ser obtidas pelo site: www.iac.sp.gov.br ou diretamente no Centro de Engenharia e Automação – (11) 4582-8155.

Serviço

II Oficina de diagnóstico ambiental em áreas ciliares
Data: 27 de fevereiro de 2009
Horário: das 8h30 às 16h30
Local: Centro de Engenharia e Automação – CEA/IAC
Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, km 65 – Jundiaí – SP.
Público: engenheiros, biólogos, professores, representantes de ONGs, empresários, representantes de prefeituras profissionais ligados à área de ciências ambientais envolvidos com questões correlatas.

Informações: (11) 4582-8155ramal 192 com Maria Ferreira Vargas

Programação:

1ª Etapa: Embasamento teórico – atividade em sala
O conceito de diagnóstico em áreas ciliares
Critérios para diagnóstico em áreas ciliares
Diretrizes para diagnóstico do meio físico
Diretrizes para diagnóstico do meio biológico
Diretrizes para diagnóstico do meio biótico
Diretrizes para diagnóstico do meio antrópico

2ª Etapa: Auditoria prática – atividade de campo

Enquadramento na legislação
Coleta de material
Coleta de imagens
Análise de entorno
Levantamento de dados
Avaliação dos impactos

3ª Etapa: Estruturação do documento – atividade em sala

Processamento de dados
Organização dos resultados
Elaboração de parecer
Construção do relatório

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento