Agricultura: Projeto vai avaliar o desenvolvimento da piscicultura na região do Médio Paranapanema

Estudo busca avaliar o desenvolvimento da atividade, além de identificar necessidades dos produtores regionais

ter, 03/10/2006 - 11h12 | Do Portal do Governo

Pesquisadores do Pólo Regional do Médio Paranapanema, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, iniciam no próximo dia 10 a coleta de dados para o projeto “Estudo da utilização dos recursos hídricos para fins de Piscicultura” na região. O projeto, realizado em parceria com o Centro de Desenvolvimento do Vale Paranapanema, é financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos e tem como objetivo identificar as áreas de produção, os sistemas produtivos e as técnicas de manejo da piscicultura na região.

O levantamento de dados nas propriedades rurais, será realizado por técnicos de campo da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, também da Secretaria Estadual de Agricultura, em parceria com sindicatos rurais, cooperativas, empresas de insumos e instituições privadas.

Segundo os pesquisadores, o mapeamento busca avaliar o desenvolvimento da atividade nos municípios integrantes do projeto, além de identificar as necessidades dos produtores regionais visando o desenvolvimento de linhas de pesquisa de acordo com a demanda local. De acordo com o Pólo Regional, a piscicultura é importante para o Médio Paranapanema, pois é uma alternativa de renda para as propriedades de pequeno e médio porte e uma fonte de geração de emprego. A partir dos dados coletados serão elaborados mapas temáticos digitalizados. O trabalho prevê também a organização de um curso de capacitação para 40 produtores rurais.

Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento

J.C.