Agricultura: Projeto do IAC leva o jardim botânico da instituição a escola em Campinas

Iniciativa prevê a capacitação docente para a realização de atividades ecopedagógicas e consultoria para atividades práticas

qui, 29/06/2006 - 22h00 | Do Portal do Governo

Atividade inédita do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), possibilita que profissionais da Educação levem a natureza para a sala de aula. É o Projeto Jardim Botânico IAC vai à Escola, em desenvolvimento na EE Professor Newton Silva Telles, também em Campinas. O foco da iniciativa é a educação ambiental e o objetivo é estimular a preservação da biodiversidade, por meio da divulgação do conhecimento e do cultivo de valores éticos. “Com a idéia de pensar globalmente e agir na própria região, foi escolhida essa escola, por ser vizinha à mata do IAC, para mostrar aos professores e alunos o que o instituto tem e como eles podem utilizar isso para a sua formação”, explica a coordenadora do projeto no IAC, Maria Jussara Franco Rosa Vieira. Previsto para terminar em agosto, pode estender-se até o final do ano letivo e ser aplicado novamente na mesma escola nos próximos anos.

O Jardim Botânico IAC vai à Escola integra um programa mais amplo, o Investing in Nature, desenvolvido pelo Botanic Garden Conservation International (BGCI), com suporte financeiro do Banco HSBC. No Brasil, a coordenação dessa iniciativa está a cargo da Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB). O projeto (direcionado a professores de 1ª a 4ª séries) prevê a capacitação de docentes para a realização de atividades ecopedagógicas e consultoria para ações práticas na escola. “Quando o professor tiver dúvidas, poderá pedir auxílio à equipe do IAC. Vamos somar as necessidades deles aos nossos conhecimentos”, afirma Jussara.A escola participante receberá recursos pedagógicos, como por exemplo o conjunto de materiais denominado Baú da Vida, composto por jogos, lupa, utensílios de jardinagem, fitas educativas e livros didáticos. “Todo esse material vem sendo utilizado para orientar os professores na preparação de atividades com os alunos. São ferramentas que facilitam o aprendizado, tornando-o mais interessante”, avalia Jussara. O Baú da Vida é direcionado a alunos de 1ª a 8ª séries do ensino fundamental.

Três fases 

A capacitação para usar o baú vem atingindo professores das mais diversas disciplinas. Além de palestras proferidas por profissionais, de várias instituições parceiras do Jardim Botânico IAC, a qualificação incluiu, ainda, visitas à Fazenda Santa Elisa, do instituto. “Nos encontros, os educadores foram expostos à nova visão holística do planeta”, explica Jussara.

A partir de agora, grupos de alunos e seus acompanhantes visitarão o Jardim Botânico, onde poderão conhecer plantas cultivadas e nativas da Fazenda Santa Elisa, além das espécies dos jardins da sede do IAC (situados na Avenida Barão de Itapura). “Ao final, o objetivo é agir em relação à comunidade escolar como um todo, envolvendo os pais dos alunos e amigos da escola”, completa a coordenadora.

O projeto está previsto para ser desenvolvido em três fases: A primeira (denominada Educadores e Jardim Botânico) compreende a seleção de uma escola pública, com oferta de cursos e aperfeiçoamento para o corpo docente. A etapa seguinte (O Jardim Botânico Vai à Escola) diz respeito à participação de pais, alunos e professores no diagnóstico e avaliação dos potenciais do pátio escolar e na definição e execução de projetos específicos – horta escolar, horto de plantas medicinais e aromáticas, e melhoria no paisagismo da escola, por exemplo. A terceira fase (A Escola Vai ao Jardim Botânico) prevê visitas orientadas de pais, estudantes e professores.

Conforme a necessidade da comunidade escolar, para a execução dos subprojetos decorrentes das três fases previstas, deverão ser montadas oficinas específicas sobre os temas selecionados no Jardim Botânico. Cada ação tem um valor didático-pedagógico, devendo ser explorada como assunto paralelo na educação não-formal. A avaliação será constituída de forma participativa, comprometendo todos os integrantes do programa.

Elaborado pela Comissão de Educação Ambiental (CEA), da RBJB, o projeto conta também, no caso do IAC, com a participação da Embrapa Monitoramento por Satélite, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) e do Jardim Botânico de Paulínia.

Uma base para a educação ambiental

Além de exemplares da flora brasileira e internacional, o Jardim Botânico IAC (JBIAC) é o único do Brasil a pesquisar prioritariamente espécies de plantas utilizadas na agricultura, como arroz, feijão, soja, trigo e café, dentre uma centena de outras domesticadas ou em domesticação – processo pelo qual o homem retira a planta de seu ambiente nativo e passa a cultivá-la.

Com o quinto maior herbário do Estado de São Paulo, composto por 46 mil exemplares catalogados das mais diversas regiões do País e do mundo, o JBIAC é classificado na categoria B, a mesma alcançada pelo imperial Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Não há no Brasil, jardim botânico na categoria A.

Como unidade de pesquisa científica, o JBIAC visa à conservação da biodiversidade, à educação ambiental agrícola e ao desenvolvimento sustentável. Sua estrutura e patrimônio genético, botânico e documental são de extremo valor estratégico para a agricultura paulista e nacional.

O Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do JBIAC também faz parte da Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB), que tem como finalidade promover a integração e o desenvolvimento dos jardins botânicos brasileiros. Busca-se com isso estimular a colaboração mútua e o intercâmbio de conhecimentos, experiências e material científico, estabelecendo bases para a educação ambiental.

Da Agência Imprensa Oficial