Agricultura: Produção de pupunha é tema de palestra no Vale do Ribeira

Palestra será nesta quinta-feira, dia 23, no município de Pariquera-Açú

qua, 22/03/2006 - 11h37 | Do Portal do Governo

O Pólo Regional do Vale do Ribeira, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realiza nesta quinta-feira (23/03) a palestra “Produção de Mudas de Pupunheira” no município de Pariquera-Açú. O objetivo do evento é divulgar a cultura do palmito pupunha e incentivar os produtores, através de técnicas corretas, a produzir mudas com qualidade para comercialização.

Originária da Amazônia Ocidental, a pupunha é uma cultura nova, tendo sido trazida para a região através do Instituto Agronômico (IAC), também da Secretaria, na década de 80. Sua forma de reprodução é somente por sementes e seu cultivo tem sido muito importante para a região devido o aumento de indústrias de processamento de pupunha.

De acordo com a pesquisadora científica do Pólo Regional do Vale do Ribeira, Valéria Augusta Garcia, já existem 200 produtores de pupunha na região que, juntos, produzem mais de 20 milhões de pés. “A expectativa dos pesquisadores científicos é saber quem está produzindo na região e tirar as dúvidas dos produtores”, afirma.

Com a variedade de palmito pupunha, o produtor através de técnicas adequadas de manejo na extração do palmito, tem duas opções para a colheita. Uma delas é colher após um período de 1,8 ano a 2 anos para ter uma lucratividade rápida, ou então preservar por até 8 anos e só após esse período fazer a colheita que será utilizada também na produção de sementes.

A região do Vale do Ribeira possui solo argilo-arenoso, clima quente e chuvas freqüentes, o que favorece o desenvolvimento da cultura. As sementes plantadas no Brasil possuem muitos espinhos, e é do Peru que alguns representantes da região trazem as sementes mais adequadas ao plantio.

Serviço

Palestra: “Produção de Mudas de Pupunheira”

Dia 23 de março – quinta-feira – 13 horas

Pólo Regional do Vale do Ribeira – Pariquera-Açú

polovaledoribeira@aptaregional.sp.gov.br

Secretaria da Agricultura e Abastecimento