Agricultura: Preços agrícolas desaceleram e cai 0,47% na 2ª quadrissemana de dezembro

Dos 19 produtos analisados, nove apresentaram crescimento no preço

seg, 19/12/2005 - 16h48 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas caíram 0,47% na segunda quadrissemana de dezembro, revertendo a tendência que se verificava desde o início de novembro de 2005. O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) teve queda em função das fortes perdas nas cotações dos produtos de origem animal, principalmente no boi e frango.

Dos 19 produtos analisados, nove apresentaram crescimento no preço (algodão, arroz, batata, feijão, laranja, soja, trigo, ovos e suíno), enquanto oito tiveram reduções (banana, café, cebola, milho, tomate, aves, leite e boi). O destaque de alta foi o preço da batata (+66,67%), enquanto a queda mais expressiva ocorreu na cebola (-21,67%).

Entre os produtos de origem vegetal, a alta nos preços dos subgrupos das frutas e olerícolas deu sustentação ao aumento de 3,70% no preço do grupo. Já no segmento animal, as fortes quedas nos preços de aves, leite e boi levaram à redução de 7,97% no preço do grupo. O resultado foi a queda de 0,47% no índice geral (IPR).

O preço do boi voltou a apresentar forte queda com decisão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento declarar a ocorrência de novo foco de febre aftosa em novo Estado, o Paraná, o que fez aumentar as restrições dos importadores à carne bovina brasileira, além da estagnação do consumo devido ao aumento dos preços ao nível dos consumidores da ordem de 20%, desde meados de outubro, mas que não tem acompanhado a redução observada nos preços do atacado. Essa conjuntura levou o preço recebido pelos pecuaristas as mesmas cotações de setembro, as menores do ano e dos últimos quatro anos para o mês de dezembro. O comportamento dos preços recebidos pelos produtores pode ser observado no gráfico seguinte:

Assessoria de imprensa da Secretaria da Agricultura
C.A.