Agricultura: Pólo Regional de Desenvolvimento do Médio Paranapanema auxilia produtores de banana

Pesquisa abrange a avaliação de novas variedades e o monitoramento da Sigatoka Amarela e Negra

qui, 02/02/2006 - 15h33 | Do Portal do Governo

Ampliar o potencial produtivo e auxiliar os bananicultores através da qualificação e da introdução de novos métodos de manejo. Estes são os objetivos do trabalho desenvolvido por pesquisadores do Pólo Regional de Desenvolvimento do Médio Paranapanema, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

A atuação destes profissionais na região, que é quinta maior produtora de bananas no Estado de São Paulo, abrange a avaliação de novas variedades, o monitoramento da Sigatoka Amarela e Negra, sistemas de irrigação, análise da cadeia produtiva da banana e o diagnóstico do perfil sócio-econômico dos produtores. “Acreditamos em um aumento significativo nas taxas de emprego com essa diversificação de culturas e com a capacitação dos produtores”, explica Adriana Novais Martins, pesquisadora científica do Pólo.

Segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA), na região, o cultivo da banana é praticado por agricultores familiares, em áreas com até 6 hectares. Eles utilizam em média um funcionário permanente por hectare, além de três trabalhadores temporários durante a colheita.

Para Adriana Novais, as pesquisas realizadas no Médio Paranapanema irão auxiliar os agricultores através da geração e transferência de conhecimento tecnológico. “Apesar de relativamente nova, a bananicultura do Médio Paranapanema já trabalha com uma série de variedades, tais como a Maçã Bahia e a Caipira, que são variedades do subgrupo Maçã, a Willians, a Grand Naine, a Nanicão Jangada, a Nanicão, e IAC 2001, variedades do subgrupo Cavendish”, afirma a pesquisadora.

De acordo com a 2ª estimativa de safra de verão de São Paulo, baseada em levantamento realizado em novembro pelo IEA e pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), ambos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a produção de bananas 2005/2006 deve alcançar cerca de 1,12 milhão de toneladas em área de 56,3 mil hectares. Segundo o estudo, a Região do Vale do Ribeira continua com a maior fatia da produção paulista da fruta, respondendo por cerca de 70% das bananas do Estado. O Médio Paranapanema, com previsão de área de 2,2 mil hectares e de produção de 42 mil toneladas, ocupa a quinta colocação, respondendo por cerca de 4% da produção da fruta no Estado.

Assessoria de imprensa daSecretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento