Agricultura: Pólo de Ribeirão Preto avalia alimentação bovina em época de seca

Período de seca faz com animais necessitem de suplementação na alimentação

qua, 16/08/2006 - 15h11 | Do Portal do Governo

Os pesquisadores do Pólo Regional do Centro Leste, Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Ribeirão Preto, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, desenvolveram um trabalho para avaliar o valor nutritivo da silagem de cana-de-açúcar com diferentes doses de óxido de cálcio para servir de alimentação de bovinos de corte ou leite.

Segundo o pesquisador Geraldo Balieiro, nesta época do ano, com os pastos secos, os animais em sistemas de produção em pastagens, necessitam de suplementação volumosa para melhorar a alimentação. A utilização de silagens de milho ou sorgo encarece a dieta. “Em comparação a essas opções, pode ser utilizada a cana-de-açúcar fresca para alimentação de bovinos de corte ou leite, e com isso reduzir o custo das rações e do produto animal”, explicou Balieiro.

Para Balieiro, os resultados de pesquisas sobre a ensilagem da cana-de-açúcar são controvertidos e sinalizam alto risco. “No momento, as variações dessa produção, envolvendo interações entre níveis e tipos de aditivos e variedades da espécie, impossibilitam uma recomendação geral”, afirmou.

Os artigos científicos “Valor Nutritivo da cana-de-açúcar com doses de óxido de cálcio antes e depois da ensilagem”; e “Valor Nutritivo da silagem de cana-de-açúcar com doses de óxido de cálcio após abertura do silo”, podem ser acessados no site da Apta Regional – www.aptaregional.sp.gov.br

Da Secretaria de Agricultura