Agricultura: Pólo Centro Sul inaugura programa de Educação Ambiental

Programa vai abordar os conceitos de agricultura orgânica e de preservação ambiental

qua, 27/09/2006 - 18h09 | Do Portal do Governo

O Pólo Regional Centro Sul, instituição de pesquisa científica da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em Piracicaba, recebe nesta quinta-feira, dia 28, a visita de 200 alunos do Centro de Reabilitação de Piracicaba para a inauguração do programa de Educação Ambiental da unidade de pesquisa.

O programa vai abordar os conceitos de agricultura orgânica e preservação ambiental e, durante o evento, serão realizadas atividades com demonstrações de produção orgânica de mudas de hortaliças, café e plantas medicinais. Os alunos também poderão conhecer um pouco mais dos conceitos de produção e transformação dos alimentos, desde a produção agrícola nas plantações até a chegada da comida à mesa.

Para abordar o assunto de preservação ambiental, serão desenvolvidas oficinas com demonstração dos peixes nativos do Rio Guamium e artesanato com produtos da unidade de pesquisa, como bambu e sementes. Ainda na questão ambiental, os alunos vão conhecer noções de reciclagem de materiais e produção de húmus de minhoca.

Para os profissionais que atuam no projeto, a educação ambiental é compreendida como a integração entre a recuperação de áreas degradadas e sua preservação, bem como estudos sobre os peixes do ribeirão e as atividades agrícolas exploradas de forma agroecológica para contribuir com a sustentabilidade das espécies no Planeta Terra.

O programa de Educação Ambiental desenvolvido no Pólo Regional do Centro Sul, em Piracicaba, faz parte de um projeto de Pesquisa Multidisciplinar, do qual participam outras entidades como o Instituto de Pesca, que também pertence à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Projeto Ribeirão Guamium

O projeto de recuperação do Ribeirão Guamium é coordenado pelo pesquisador científico do Pólo Regional do Centro Sul, José Roberto Ferreira, e que também é colaborador de pesquisa junto ao Cena/USP, e conta com o apoio do CNPq para desenvolver estudos sobre a Microbacia Hidrográfica do Guamium, ribeirão esse que é totalmente piracicabano, nascendo no bairro Tanquinho e tendo como foz o Rio Piracicaba.

A proposta maior do projeto é a reposição das Áreas de Preservação Permanente (APPs) da microbacia, e o monitoramento das atividades de uso do solo pela análise qualitativa e quantitativa da água.

O Programa de Educação Ambiental é um passo para a preservação e sustentabilidade dessa área e inaugura suas atividades com a visita das crianças do Centro de Reabilitação de Piracicaba.
Da Assessoria de Comunicação da Apta Regional