Agricultura: Piscicultura é tema de encontro no Sudoeste Paulista

Evento será realizado nesta sexta-feira em Capão Bonito

sex, 24/11/2006 - 8h55 | Do Portal do Governo

Pesquisadores dos Pólos Regionais do Sudoeste e do Noroeste Paulista, órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realizam nesta sexta-feira (24/11), no município de Capão Bonito o 1º Encontro de Piscicultura. O evento, que tem por objetivo transferir informações e tecnologias básicas sobre a cadeia da piscicultura, é voltado a produtores rurais que praticam a piscicultura como uma fonte de geração de renda e também para quem quer iniciar a atividade.

Organizado pelos pesquisadores Daniela Castellani, do Pólo Regional do Sudoeste Paulista e Eduardo Gianini Abimorad, do Pólo Regional do Noroeste Paulista, o evento contará com palestras sobre vários temas ligados à piscicultura, como nutrição, procedimentos para a regularização da atividade, estratégias de produção de peixes, entre outros.

“Devido ao crescimento da população e mudanças nos hábitos alimentares, o preço do pescado, vem aumentando continuamente, afastando uma parcela significativa de consumidores dessa excelente fonte de proteína animal. Essa tendência só poderá ser revertida com fornecimento regular de produtos de qualidade, provenientes da piscicultura”, explicou Daniela.

A piscicultura é a prática da criação controlada de peixes. Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), a aqüicultura vem assumindo importância cada vez maior na produção de alimentos no mundo, com uma taxa de crescimento em torno de 9,2% ao ano, comparada com 1,4% na pesca extrativa e 2,8% na produção de animais terrestres.

De acordo com as informações da pesquisadora, o Sudoeste Paulista pode estar incluído como um potencial para a atividade da piscicultura, pois a região possui densa rede hídrica, com grande número de vertentes na maioria das propriedades rurais. “Essa abundância que na vida de muitas populações economicamente desfavorecidas em nada se aplica, fomenta a idéia de uma região repleta de tanques e viveiros lucrativos, fornecendo pescado a bom preço para a demanda dos consumidores regionais”, saliente a pesquisadora.

Serviço

“I Encontro de Piscicultores do Sudoeste Paulista”

Dia 24 de novembro – sexta-feira – 8 horas

Vagas limitadas

Rod. Sebastião Ferraz de Camargo Penteado, km 232 – Capão Bonito/SP

Pólo Regional do Sudoeste Paulista

Fone: (15) 3542-1310 / 3542-1708

polosudoestepaulista@aptaregional.sp.gov.br

  Da Secretaria da Agricultura