Agricultura: Pesquisadores realizam encontro sobre pragas e doenças na cultura do café

Evento será nesta quinta-feira, dia 1º

ter, 30/05/2006 - 15h51 | Do Portal do Governo

O Pólo Regional do Centro Leste, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realiza na próxima quinta-feira (1º/06) o 6º Encontro sobre pragas e doenças do cafeeiro. O evento, que será realizado na Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP), tem como objetivo discutir o cenário atual da cafeicultura, técnica e economicamente no tocante a fitossanidade (pragas e doenças), com um debate sobre pesquisa e ações futuras na área.

Segundo o pesquisador científico do Pólo Regional do Centro Leste, José Roberto Scarpellini, a região de Ribeirão Preto é uma das grandes produtoras de café do Estado, e com o ataque dessas pragas, a produção de café diminui, causando prejuízos para os produtores. “As principais pragas que atacam a cultura do café são os nematóides e as cigarras. Essas pragas atacam principalmente a raiz, sugam as proteínas, causando o envelhecimento precoce e diminuindo sua produção fazendo-a morrer gradativamente”, explicou.

Entre os temas abordados durante o evento estarão o cenário do controle fitossanitário de pragas e doenças da cafeicultura, pragas de solo e a situação atual dos nematóides na cafeicultura, cigarras do cafeeiro, manejo ecológico de pragas e o manejo da cultura do café visando doenças.

Em uma das palestras, o pesquisador científico do Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Celso Vegro, destacará os problemas causados pelas principais cigarras que atacam a cultura do café, a situação no Estado, e os métodos de controle, cultural, biológico e químico.

Serviço

“VI Encontro de pragas e doenças no cafeeiro”

Dia 01 de junho de 2006 – quinta-feira – 8 horas.

Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto

Rua João Penteado, 2237 – Jardim São Luiz – Ribeirão Preto

polocentroleste@aptaregional.sp.gov.br

  Da Secretaria da Agricultura