Agricultura: Pesquisadores estudam variedades de manga para cultivo orgânico

Projeto será iniciado no período das chuvas e terá duração de duas safras consecutivas

seg, 24/07/2006 - 14h10 | Do Portal do Governo

Pesquisadores dos Pólos Regionais do Centro Norte e do Noroeste Paulista, ambos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, aprovaram junto a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) um projeto para avaliação de mangueiras para o cultivo orgânico na Região Centro Norte do Estado.

O estudo visa caracterizar as variedades de manga que serão conduzidas de maneira orgânica e, com isso, avaliar o comportamento das variedades quanto a presença de doenças, que normalmente são um dos problemas para o cultivo da manga na região.

O projeto será iniciado no período das chuvas, em dezembro deste ano e terá duração de duas safras consecutivas, para melhor avaliação dos resultados. Para as análises, os frutos maduros serão colhidos de acordo com a época de maturação de cada variedade e avaliados quanto às medidas físicas e composição química. O resultado do estudo deve ser divulgado no ano de 2009.

De acordo com Juliana Galli, pesquisadora científica do Pólo do Centro Norte, o objetivo do projeto é buscar alternativas para atender consumidores que procuram produtos de qualidade e, principalmente, mais saudáveis. “A população aumentou a preocupação com os alimentos ingeridos, e por isso quer a opção de adquirir produtos sem a adição de agrotóxicos e que complementem a alimentação saudável que faz parte de um novo estilo de vida intensificada neste século”, explica.

Além de Juliana, fazem parte do projeto os pesquisadores Antonio Lucio de Mello Martins, do Pólo Regional do Centro Norte, e Carlos Jorge Rossetto, do Pólo Regional do Noroeste Paulista.
Da Secretaria da Agricultura
(CM)