Agricultura: Pesquisadores debatem alternativas para agregar valor a produtos do Sudoeste paulista

Encontro será realizado no dia 19

qua, 18/10/2006 - 10h28 | Do Portal do Governo

Os pesquisadores científicos do Pólo Regional do Sudoeste Paulista, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, irão apresentar e discutir alternativas para a agregação de valor de produtos agrícolas, principalmente frutas, e com isso possibilitar aumento da renda de pequenos e médios produtores rurais da região. Esse é o tema do “Encontro Técnico de Processamento de Alimentos” que será realizado dia 19 de outubro, em Capão Bonito, sede do pólo.

Na programação do evento constam palestras sobre a importância da pesquisa para o agronegócio regional e apresentação de oportunidades para a comercialização de produtos processados (ameixas secas).

Segundo dados da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, nos municípios de Capão Bonito, Itapetininga, Itapeva, Itararé e Tatuí, cidades onde há Unidades de Pesquisa e Desenvolvimento que atuam com diversos produtos, há cerca de 498 produtores rurais que produzem principalmente frutas.

“Nosso objetivo é fortalecer a integração entre a pesquisa e a realidade regional, e promover uma grande discussão entre os participantes. É importante a participação das diversas organizações ligadas direta ou indiretamente à agricultura, para somarmos esforços com o objetivo de promover o desenvolvimento rural da nossa região”, explicou o pesquisador científico do unidade, que atua na área de Agregação de Valor, Ernesto Quast.

Esse é o primeiro evento sobre o tema que é realizado na unidade. O público alvo são os pequenos e médios produtores rurais, porém, o evento é aberto ao público em geral. Segundo o pesquisador, “a intenção é apresentar aos participantes o que a pesquisa científica já fez até hoje e o que ainda pode ser feito para atendê-los. Além de fazer uma atualização das demandas regionais nessa área para projetos futuros”, comentou.

Na região predomina o clima sub-tropical e temperado, diferenciado da maior parte do Estado, sendo de importância expressiva, frutas como: pêssego, nectarina, ameixa, nêspera, tangerina, uva, caqui, e potencial de crescimento da produção de pequenos frutos: morango, amora preta, mirtilo e framboesa.

Serviço:

“Encontro Técnico de Processamento de Alimentos”

Dia 19 de outubro – quinta-feira – 9 às 13 horas

Pólo Regional do Sudoeste Paulista

Rodovia Sebastião Ferraz de Camargo Penteado – SP 250, Km 232

Fone: (15) 3542-1310 / 3542-1708

polosudoestepaulista@aptaregional.sp.gov.br

 Da Assessoria de Comunicação da Apta Regional