Agricultura: Pesquisadora paulista orienta governo mexicano sobre produção de cana-de-açúcar

Especialista da Secretaria de Agricultura de São Paulo realizou palestra sobre a utilização de vinhaça

seg, 31/07/2006 - 12h07 | Do Portal do Governo

A pesquisadora Raffaella Rossetto, especialista em nutrição, adubação e uso de resíduos em cana-de-açúcar, do Pólo Regional do Centro Sul, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, esteve recentemente em visita ao México, onde realizou palestra sobre o uso da vinhaça (sub-produto da cana-de-açúcar). A especialista participou de reuniões com o lideranças e autoridades do Estado de Vera Cruz para falar sobre a produção de cana-de-açúcar no país e a possibilidade de instalar uma destilaria para produção de álcool no local.

A visita foi realizada a convite de um empresário mexicano envolvido na comercialização de álcool e proprietário de uma destilaria que enfrenta problemas com os agricultores locais, pois a vinhaça está contaminando os canais de irrigação da região, e quando não utilizada na agricultura, causa forte impacto ambiental.

A pesquisadora visitou de helicóptero boa parte do Estado de Vera Cruz, acompanhada de secretários e assessores do governo e pôde visualizar o enorme potencial da região, com solos de alta fertilidade, topografia muito plana e uma invejável infra-estrutura para irrigação, fatores que favorecem o cultivo da cana.

Segundo a profissional, a região, que passou por um programa de reforma agrária, acabando com as grandes propriedades, possui centenas de pequenos produtores. A maior parte dos proprietários possui uma área de 10 hectares, que, de acordo com a pesquisadora, é muito pequena para compor uma lavoura de cana-de-açúcar com custos competitivos.

“Se realmente houver o interesse pela produção do álcool, os agricultores deverão se unir em cooperativa para organizar as operações de produção e colheita da cana, de forma a baixar os custos e garantir o fornecimento da matéria prima: cana para a destilaria. Para movimentar uma usina de álcool, é necessário pelo menos 10 mil hectares de área plantada”, informou.

De volta ao Brasil, a pesquisadora científica irá elaborar um relatório com algumas recomendações, e encaminhar ao Governador do Estado de Vera Cruz. Um grupo de políticos mexicanos deve visitar o Brasil em setembro, para conhecer o sistema de produção de álcool e algumas plantações de cana-de-açúcar.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

J.C.