Agricultura: Pesquisadora do Instituto de Zootecnia recebe prêmio de melhor tese em saúde

Juliana Pozzi Arcaro, recebeu o prêmio Destaque Delvotest-CBQL Melhor Tese ou Dissertação em Saúde da Glândula Mamária

seg, 18/12/2006 - 16h45 | Do Portal do Governo

Com a tese intitulada “Efeitos do sistema de resfriamento adiabático evaporativo em free-stall sobre a produção, fisiologia, comportamento e ocorrência de mastite em vacas em lactação”, a pesquisadora do Instituto de Zootecnia (IZ/APTA/SAA), Juliana Pozzi Arcaro, recebeu o prêmio – Destaque Delvotest-CBQL Melhor Tese ou Dissertação em Saúde da Glândula Mamária – do conselho Brasileiro de Qualidade de Leite e a Globalfood Advanced Food Technology.

“O Prêmio conferido a pesquisadora é resultado de trabalho desenvolvido nos últimos anos na área de ambiência e qualidade do leite e indica o reconhecimento da pesquisa feita com dedicação, seriedade e critério científico”, salienta a diretora do Centro Bovinos de Leite, Claudia Rodrigues Pozzi.

A diretoria geral do IZ e os assessores reconheceram o destaque merecido da PqC Juliana, e também fizeram uma homenagem com a Medalha IZ – símbolo do Portal do Centenário. “O Instituto não poderia deixar de homenagear uma profissional que além de conquistar seu título de doutora, também enobrece o IZ com um trabalho tão relevante para o agronegócio do leite”, ressalta o diretor do IZ Paulo Bardauil Alcântara.

Emocionada, Juliana Arcaro agradeceu a diretoria do IZ e também lembrou que “o trabalho se concretizou com o apoio recebido da Instituição e dos funcionários de apoio, estagiários e pós-graduandos que colaboraram na condução dos experimentos”.

O trabalho que esteve sob a orientação da professora e doutora Elizabeth Costa Freitas Guimarães dá à pesquisadora Juliana o título de doutora em Zootecnia pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo.

A pesquisa financiada com recursos da Fapesp foi toda conduzida nas instalações climatizadas do tipo free-stall do Centro Apta Bovinos de Leite e as análises microbiológicas das amostras de leite foram realizadas no laboratório de qualidade do Leite do próprio Centro.

Lisley Silvério da Assessoria de Comunicação Institucional do IZ

C.M.