Agricultura: Pesquisador cubano dará palestra sobre transferências de tecnologias ao produtor rural

A palestra será realizada nesta quinta-feira, dia 14, às 10 horas, em Nova Odessa

qua, 13/12/2000 - 17h47 | Do Portal do Governo

A palestra será realizada nesta quinta-feira, dia 14, às 10 horas, em Nova Odessa

Especialista aboradará a transferência de tecnologia ao produtor rural e também o uso da árvore amoreira para alimentação animal. O pequisador cubano, Giraldo Martín, da Estação Experimental de Pasto e Forragem Índio Hatuey, do Ministério de Educação Superior, em Matanza, Cuba, estará dia 14 (quinta) às 10 horas, no auditório do Instituto de Zootecnia (IZ) em Nova Odessa explanando sobre a palestra ‘Avanços da Pesquisa e Transferências de Tecnologias ao Produtor Rural. Perspectivas futuras na Estação Experimental Índio Hatuey’. Tendo por objetivo enfocar a transferência de tecnologia de acordo com a demanda do produtor rural, além de abordar o uso das forrageiras na produção animal.

Com atuação na área de manejo agronômico de plantas forrageiras e produção animal, o pesquisador tem interesse em conhecer os trabalhos de pesquisa do IZ e criar um intercâmbio para fortalecer relacionamentos futuros com a Instituição. Há dois anos desenvolve pesquisas com a árvore amoreira para uso na alimentação de bovinos, ovinos e caprinos. Segundo ele os resultados ainda são preliminares, mas está otimista com o uso desse arbusto. ‘Em Costa Rica já se tem conhecimento do uso da amoreira para produção de leite de cabra, apresentando ótimos resultados’, afirma.

Conceituado diretor técnico em seu país, também se destaca por seus trabalhos científicos publicados internacionalmente. Giraldo dirige os trabalhos de pesquisa desenvolvidos pela Unidade Experimental de Cuba, que se inicia pela demanda de necessidades detectadas junto aos produtores rurais regionais, existindo, assim, uma integração entre pesquisador, extensionistas e o homem do campo, experiência que será passada aos pesquisadores em palestra.

O Instituto de Zootecnia teve o privilégio de apresentar ao pesquisador de Cuba o Banco de Germoplasma de amoreiras localizado na Estação Experimental de Zootecnia de Gália, hoje com 88 acessos cadastrados no Cenargen (Centro Nacional de Recursos Genéticos).

Durante esta semana, de 11 a 16 de dezembro, os pesquisadores do IZ, Antônio João Lourenço e Eduardo Antônio da Cunha, estão monitorando a visita de Giraldo Martín na sede do IZ em Nova Odessa e em suas Estações Experimentais de Gália, Colina e Sertãozinho.