Agricultura orgânica é tema de evento em Campinas

Começa nesta quarta-feira (19/9) e segue até o próximo domingo (23), a sexta edição da Semana da Agricultura Ôrgânica de Campinas, na sede da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), […]

qua, 19/09/2007 - 9h29 | Do Portal do Governo

Começa nesta quarta-feira (19/9) e segue até o próximo domingo (23), a sexta edição da Semana da Agricultura Ôrgânica de Campinas, na sede da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

O intuito é promover e difundir o conhecimento relacionado ao sistema de produção orgânica, considerado saudável, ecológico e socialmente responsável, assegurando o direito das futuras gerações a um meio ambiente equilibrado.

A Semana da Agricultura Orgânica é uma promoção da Cati, Prefeitura de Campinas, Câmara Municipal, Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região, Ceasa Campinas, Instituto Agronômico (IAC) – também órgão da Secretaria – Sindicato Rural, Embrapa – transferência de tecnologia, Associação Cornélia Vlieg, Faesp, Senar e Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Os principais diferenciais dos alimentos orgânicos estão na quantidade de nutrientes e no sabor, segundo os adeptos. Os alimentos são identificados por um selo de certificação que acompanha todo o processo de produção, garantindo a origem, qualidade e responsabilidade socioambiental.

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA),Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) e Cati, todos órgãos da Secretaria, a agricultura orgânica brasileira se concentra nos Estados do Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Espírito Santo, que juntos representam 70% da produção.

Da Secretaria Estadual de Agricultura

(S.M.)