Agricultura: Municípios assinam convênios para implantação de hortas e cozinhas experimentais

Os projetos promoverão o desenvolvimento regional sustentável através da produção e geração de trabalho

qui, 29/06/2006 - 10h51 | Do Portal do Governo

A Secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo recebe, nesta quinta-feira (29/06), representantes de 104 prefeituras municipais, além de presidentes de três entidades da sociedade civil sem fins lucrativos, para a assinatura de Convênios visando à implantação dos projetos Hortalimento e Cozinhalimento, ambos desenvolvidos pela Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro).

Os projetos, que de acordo com o órgão, promoverão o desenvolvimento regional sustentável, através da produção e geração de trabalho, irão criar condições para que a população de baixa renda tenha acesso a uma alimentação adequada e de elevado valor nutritivo.

O Hortalimento, projeto que será realizado em parceria com prefeituras ou entidades, funcionará através da transferência de recursos orçamentários para a instalação de estufas e aquisição de equipamentos correlatos para o cultivo de hortaliças e plantas aromáticas em hortas hidropônicas ou em ambiente protegido com sistema de irrigação por gotejo. Além das duas mencionadas modalidades, o projeto também atenderá cultivares em ambiente convencional de produção com a doação de kits de sementes de hortaliças diversas e plantas aromáticas.

Para o secretário Alberto Macedo, o projeto funcionará não só como um gerador de renda, mas também como fonte de alimento seguro para as comunidades carentes. “O Hortalimento atingirá um duplo objetivo: promover o desenvolvimento regional e sustentável, através da produção e geração de trabalho e, ao mesmo tempo, criar condições para que a população tenha acesso a uma alimentação adequada e de elevado valor nutritivo”, explica.

O outro projeto, o Cozinhalimento, contemplará a transferência de recursos orçamentários para aquisição de equipamentos visando à instalação de cozinhas piloto experimentais, com o objetivo de capacitar agentes, tornando-os multiplicadores de ações de segurança alimentar e nutricional desenvolvidas pelo Estado de São Paulo. Através de cursos, palestras e treinamentos, o Cozinhalimento, proporcionará a criação de centros avançados de treinamento, difusão de conhecimentos e incentivo a geração de renda, com enfoque no atendimento a populações de baixa renda.

Durante a cerimônia, técnicos da Codeagro irão apresentar aos presentes um outro projeto desenvolvido pelo órgão: o “Bom preço do Agricultor”.

O projeto tem como objetivo estimular a diversificação da pequena e média produção agrícola e potencializar canais de escoamento da produção rural. Este fortalecimento se dará através do incentivo à agregação de valor e da criação de pontos de comercialização de produtos hortifrutigrangeiros, agropecuários e agroindustriais. Estes pontos, fixos e móveis proporcionarão ao produtor um canal direto para a venda de seus produtos e, ao consumidor produtos de qualidade a um preço acessível.

“Através destes três projetos, a Secretaria de Agricultura avança ainda mais no fortalecimento da Agricultura familiar e na manutenção da segurança alimentar”, conclui o Secretário Alberto Macedo.