Agricultura: Mapeamento da cadeia produtiva do leite é apresentado em São Paulo

Trabalho quantificou e unificou dados de toda a cadeia, apontando as principais características de produção, industrialização e consumo do leite pauli

qua, 08/02/2006 - 12h47 | Do Portal do Governo

Em reunião realizada nesta terça-feira, dia 7, na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o secretário Duarte Nogueira e representantes do Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial (PENSA/USP), apresentaram a membros da Câmara Setorial Paulista de Leite e Derivados os resultados do Mapeamento da Cadeia do Leite 2005.

Concluído em novembro último, o trabalho, apelidado pelo setor como “Tomografia do Leite”, quantificou e unificou dados de toda a cadeia, apontando as principais características de produção, industrialização e consumo do leite paulista e brasileiro.

Para o Secretário Nogueira, todos os elos da cadeia produtiva irão se beneficiar das informações alcançadas pelo estudo. “Com esse levantamento, verificamos, por exemplo, onde estão localizadas as bacias leiteiras, que tipo de tecnologia está sendo utilizada por nossos produtores e indústria, como se dá a comercialização, o impacto do custo São Paulo e do custo Brasil sobre a produção, as formas de financiamento, ou seja, temos um retrato fiel do setor”, afirmou.

De acordo com o presidente da Câmara Setorial, Antonio Julião Bezerra Damazio, até então, o setor era carente de informações sobre o setor. “Essa radiografia evidencia a importância do agronegócio do leite e, nós que fazemos parte, sabemos que ele é mais importante e gera mais emprego do que muitos outros setores. Com esses dados, vamos poder nos organizar e alcançar resultados ainda melhores”, comemorou.

Na reunião, o secretário explicou sobre os objetivos da 2ª fase da tomografia, que tem início previsto para o mês de março. “Nesta segunda etapa, serão definidos projetos estratégicos para benefício da cadeia produtiva do leite em São Paulo. Pretendemos oferecer a base e a orientação para as tomadas de decisões, contribuindo para a ampliação de nossa produção e para o aumento da nossa competitividade perante os demais estados produtores”, salientou.

De acordo com o Mapeamento, em 2004, São Paulo produziu 1,74 bilhões de litros de leite e teve consumo estimado de 7,61 bilhões de litros (32,4%) da produção brasileira. Segundo o estudo, São Paulo ainda respondeu por 45% do consumo de leite UHT, 31,2% do iogurte e cerca de 33% dos queijos produzido no país .

O Mapeamento da Cadeia do Leite 2005 já está disponível no site do PENSA (www.pensa.org.br)

Assessoria de imprensa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento