Agricultura: Livro do IAC trata da análise química de resíduos sólidos

Obra traz opções de análises apropriadas para monitoramento de solos submetidos à disposição de resíduos para fins agrícolas

qui, 04/01/2007 - 9h44 | Do Portal do Governo

Pesquisadores do Instituto Agronômico (IAC), órgão de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, lançaram recentemente um livro sobre Análise Química de Resíduos Sólidos para Monitoramento e Estudos Agroambientais.

A obra, que conta com 10 autores, sendo quatro pesquisadores do IAC e um aluno do curso de pós-graduação do Instituto, além de professores da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade Federal de São Carlos e da Unicamp, pesquisadores da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB) e da empresa Alcoa Alumínio S.A., traz opções de análises apropriadas para o monitoramento e estudos agroambientais de solos submetidos à disposição de resíduos para fins agrícolas.

Essas análises são sustentadas pela participação efetiva do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Solos e Recursos Ambientais do Instituto Agronômico, que tem larga e reconhecida experiência nesse tipo de trabalho. O IAC foi pioneiro em análises de solos no Brasil e mantém importante Programa de Qualidade de Análises de Solos, por meio do qual orienta 89 laboratórios de 12 estados brasileiros e do Uruguai, atribuindo selo de qualidade àqueles que atendem às exigências do Programa.

De acordo com a pesquisadora Mônica Ferreira de Abreu, antes de ser utilizado na agricultura, um resíduo, de qualquer procedência, deve ser analisado para verificar se em sua composição não há substâncias em quantidades elevadas que possam vir a prejudicar o solo e os aqüíferos subterrâneos. “Tanto as normas da CETESB como as do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) para lodos de esgoto exigem caracterização do material para avaliar o seu potencial agronômico, bem como o monitoramento da área onde o resíduo foi aplicado”, diz.

Ela explica que os protocolos sugeridos no livro foram testados e podem ser usados indistintamente nos diferentes tipos de resíduos, como lodos das estações de tratamento de esgotos ou outros rejeitos industriais.

A aplicação agrícola de rejeitos industriais — isoladamente ou misturados a outros rejeitos orgânicos ou substratos — tem sido avaliada como possível destinação dos resíduos gerados em vários processos industriais. Como essa prática tem reflexos ambientais importantes, é necessário definir protocolos de análises confiáveis — e isso foi feito nesse livro.

São 177 páginas ilustradas com fotos coloridas e tabelas, em papel couche. A obra custa R$ 40,00 e pode ser adquirida na sede do IAC, em Campinas, ou pelo site da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola – www.fundag.br.

SERVIÇO

O livro pode ser adquirido:

  • no IAC – av. Barão de Itapura, 1481, Guabara, Campinas;
  • na FUNDAG – rua Visconde de Taunay, 429, Vila Itapura, Campinas;
  • ou pelo site www.fundag.br

Preço: R$ 40,00

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento

J.C.