Agricultura: Lazer e cultura na capital paulista

Parque da Água Branca é uma ótima opção de passeio

sáb, 07/01/2006 - 15h42 | Do Portal do Governo

Você conhece o Parque da Água Branca? Localizado na Zona Oeste da cidade de São Paulo, o parque, com área de 136.765 metros quadrados e muito verde, é uma excelente opção para quem procura lazer e atividades culturais. Além de áreas para piqueniques, parques infantis, espaço de leitura ao ar livre e uma área para apresentações musicais, dança e teatro, o parque dispõe de um espaço zootécnico, no qual crianças e adultos podem se divertir e conhecer de perto animais como ovelhas, marrecos, minivacas e pôneis.

Segundo José Antonio Teixeira, Diretor do Parque da Água Branca, graças a diversidade de atrações, no ano de 2005 foram superados todos os números de público registrados em anos anteriores. “De janeiro a dezembro passaram pelo parque 4,294 milhões de pessoas. Nossa expectativa é de que, com o Aquário, o número de visitantes aumente ainda mais”, comemora.

Reaberto em outubro de 2005, depois de um período de reforma e adequação, o Aquário Água Branca figura novamente como uma das grandes atrações do parque. Segundo o Instituto de Pesca, órgão da Secretaria que administra o Aquário, a atração chega a receber até 4,4 mil pessoas por semana.

Para o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, o Aquário Água Branca, o único aberto a visitação pública no município de São Paulo, representa uma opção de entretenimento e educação. “Foram recriados nos 30 aquários da unidade, verdadeiros ambientes aquáticos, por meio dos quais os visitantes, adultos e crianças, poderão conhecer um pouco mais sobre biologia aquática, pesca, aqüicultura e aproveitamento sustentável dos recursos vivos”, afirma o Secretário.

Outra boa pedida para o lazer de toda a família, fica no Bairro de Vila Mariana, na Zona Sul da capital. É o Museu do Instituto Biológico.

Instalado em uma casa em estilo neocolonial, construída em meados da década de 40, o museu representa uma forma simples e divertida de aprender e descobrir a Ciência. Através de atividades, jogos, kits bio didáticos e experimentos interativos, os visitantes conhecem um pouco da pesquisa desenvolvida nos laboratórios do Instituto Biológico e passam a saber um pouco mais sobre a vida animal e vegetal.

De acordo com a Bióloga e Pesquisadora Cientifica do Instituto Biológico, Nayte Vitiello, o passeio pelo museu oferece ao público a oportunidade de sentir-se como parte da Ciência. “Existe uma grande interação entre o público e o ambiente do museu. Além da possibilidade de manusear alguns instrumentos, os visitantes têm a oportunidade de verificar algo comum, como um formigueiro, de uma forma totalmente diferente” garante a pesquisadora, comentando sobre uma das principais atrações do museu.

“Além de entretenimento e cultura, através do Parque da Água Branca, do Aquário e do Museu do Instituto Biológico, podemos oferecer aos paulistanos algumas demonstrações da pesquisa e do conhecimento gerado no campo”, afirma o Secretário Nogueira.

Serviço:

Parque da Água Branca

Horário: 6h00 ás 18h00 – Segunda a Segunda

Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 455

Parque da Água Branca – São Paulo

Fone: (11) 3865-4130

Aquário Água Branca

Horário: 9h00 às 17h00 – Segunda a Segunda

Preço: R$2,00 – acima de 5 anos

Local: Parque da Água Branca

Museu do Instituto Biológico

Horário: 8h00 às 11h00/ 13h00 às 16h00 – Terça à Sexta

Endereço: Rua Dr. Amâncio de Carvalho, 546

Vila Mariana- São Paulo

Fone: (11) 5572-9933

Preço: Gratuito