Agricultura: Laboratório para o setor de piscicultura auxilia novas pesquisas sobre o tema

Objetivo dos pesquisadores da área de piscicultura é acelerar os resultados das pesquisas que estão em andamento

sáb, 16/09/2006 - 20h03 | Do Portal do Governo

Os pesquisadores científicos do Pólo Regional do Noroeste Paulista, em Votuporanga, órgão da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, contam com um novo laboratório para desenvolver pesquisas na área de piscicultura, e com isso atender a demanda da região, que tem crescido rapidamente devido à abundância de água e ao clima quente, principalmente o sistema de criação de peixes em tanques-rede.

O setor de piscicultura da unidade conta com um laboratório com 16 caixas d’água com capacidade de 500 litros cada uma, em um sistema de recirculação. Esse sistema funciona com um filtro biológico e um filtro mecânico-biológico, e conta ainda com um aquecedor ligado a um termostato para controle da temperatura da água.

O laboratório foi instalado em parceria com o Centro de Aqüicultura da Unesp de Jaboticabal (Caunesp), e o objetivo dos pesquisadores da área de piscicultura é acelerar os resultados das pesquisas que estão em andamento, gerar novas tecnologias e transferir esses conhecimentos aos produtores da região. A parceria com a Caunesp possibilitou também a confecção de 18 gaiolas experimentais, de 1m3 cada uma, que foram instaladas na represa, que fica dentro da unidade.

Com esses equipamentos e a nova estrutura, os pesquisadores científicos poderão desenvolver pesquisas para atender a demanda regional, que foi identificada durante um evento realizado no Pólo Regional, em outubro de 2005. Segundo dados dos próprios pesquisadores, os 71 municípios que formam o Pólo Regional do Noroeste Paulista estão localizados entre os grandes reservatórios de água para geração de energia elétrica dos rios Tietê e Paraná, contribuindo para o interesse dos produtores sobre a cultura.
Da Assessoria de Imprensa da Apta Regional