Agricultura investe no cultivo de girassol

Em todo o Estado, os campos de produção totalizam cerca de 230 hectares

ter, 17/06/2008 - 9h36 | Do Portal do Governo

O Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes (DSMM) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento está investindo no cultivo de girassol para que, o mais tardar em outubro, parte da demanda brasileira tenha à disposição sementes de qualidade. Hoje, é abastecida por produtores argentinos.

Em todo o Estado, os campos de produção totalizam aproximadamente 230 hectares, com expectativa de produção de 25 mil sacos de sementes. Os Núcleos de Produção de Sementes de Águas de Santa Bárbara e Ataliba Leonel (localizado em Manduri), por exemplo, estão repletos de girassóis. A colheita, iniciada em meados de maio, deve ser concluída no início de julho.

“Tem chovido demais, o que atrapalha a colheita. Por isso, ainda há muito pela frente”, prevê o responsável pelo Núcleo de Águas de Santa Bárbara, Sylmar Denucci. Ele explica que não há comprometimento da qualidade por causa da intensa atividade de inspeção da equipe contra eventuais contaminantes. “Esse trabalho é feito de forma manual e cuidadosa, com a retirada de todas as plantas estranhas ou fora de padrão”, esclarece.

A produção é das variedades Catissol 01 e a Multissol, ambas usadas para a produção de óleo. A segunda é utilizada também na alimentação de pássaros. “Esse é um mercado importante”, ressalta Denucci. O agrônomo e diretor do DSMM, Armando Portas, destaca os ensaios com novas sementes e o trabalho de extensão rural executado pelos técnicos.

“Após selecionar, testar e obter o registro de três novas variedades de girassol, Catissol 01, Nutrissol e Multissol, o DSMM passou a multiplicar essas sementes por meio de campos de cooperação, em propriedades particulares, sob a orientação técnica dos agricultores e nas próprias fazendas do departamento”, diz Portas.

Ele também cita o empenho na divulgação de informações técnicas a agricultores durante dias de campo, visitas, seminários e palestras. Nessas ocasiões, são destacados a importância da cultura do girassol, vantagens agronômicas e zootécnicas, entre outros diferenciais importantes. Em função disso, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte, por exemplo, convidou a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), vinculada à secretaria, para fornecer material genético. Ela está interessada em sementes de girassol para um programa de estímulo à cultura, que deve ser direcionada à produção de óleo vegetal.

Da Secretaria da Agricultura

(M.C.)