Agricultura: Instituto realiza II Curso de Atualização em Inseminação Artificial de Bovinos

O curso tem 15 vagas e será realizado entre 15 e 18 de janeiro

ter, 09/01/2007 - 16h18 | Do Portal do Governo

O Instituto de Zootecnia (IZ) realizará de 15 a 18 de janeiro, a partir das 8 horas, o 2º Curso de Atualização e Inseminação Artificial de Bovinos, em Nova Odessa (SP). O curso tem 15 vagas e o interessado deve entrar em contato pelo telefone (19) 3466-9465.

Nos três dias de curso, organizado pela equipe do Laboratório de Biotecnologia à Produção Animal, o IZ pretende levar ao público a teoria sobre IA, treinamento prático e demonstrações técnicas.

No dia 15, os palestrantes e instrutores estarão abordando sobre Inseminação Artificial – histórico, importância econômica e técnicas; Noções de anatomia e fisiologia da reprodução de fêmeas; Manejo sanitário, reprodutivo, nutricional e ambiental do rebanho; Noções de tecnologia do sêmen; demonstração e treinamento de manuseio de botijão de nitrogênio líquido, descongelação de sêmen, montagem do aplicador de IA e observação de características do sêmen.

Já no dia 16 haverá aulas teóricas na parte da manhã sobre Biotécnicas associadas à IA, e à tarde aula prática com demonstração e treinamento de passagem da pipeta de IA em peças anatômicas do aparelho reprodutivo da fêmea bovina; e de manuseio de botijão de nitrogênio líquido, descongelação de sêmen, montagem do aplicador de IA e passagem da pipeta de IA em peças anatômicas do aparelho reprodutivo da fêmea bovina, além de teoria sobre detecção de cio e procedimentos da técnica de IA.

Durante todo o dia 17, haverá aulas práticas com treinamento de passagem da pipeta de IA em fêmeas bovinas. Para o dia 18, será apresentado vídeo ASBIA e revisão geral sobre IA, além de treinamento de passagem da pipeta de IA em fêmeas bovinas. Na parte da tarde, acontecerão duas avaliações do curso – teórica e prática – do curso.

Os palestrantes e instrutores serão os profissionais e pesquisadores científicos Dra. Cristina Corsi Dib; Dr. Jackson Barros do Amaral; Dra. Keila Maria Roncato Duarte; Dra. Rita Maria Ladeira Pires; Dr. Roberto Hauck Reichert e Dra. Simone Cristina Méo Niciura.

Haverá o Espaço Empresa, no qual os patrocinadores e apoiadores estarão expondo suas tecnologias e informações aos participantes, durante os intervalos e horários pré-fixados na programação.

O Instituto fica na rua Heitor Penteado, 56, Nova Odessa (SP), e o curso acontecerá na Unidade de Reprodução Animal (Seriart). Informações pelo telefone (19) 3466-9465 ou pelo email helena@iz.sp.gov.br com Helena. Os participantes deverão levar botas impermeáveis, jaleco ou avental.

Lisley Silvério

Da Assessoria de Comunicação do Instituto de Zootecnia
 
C.M.