Agricultura: Instituto de Zootecnia tem destaque na imprensa em 2005

O IZ teve 148 publicações nos jornais

ter, 24/01/2006 - 16h11 | Do Portal do Governo

A presença do Instituto de Zootecnia (IZ/APTA/SAA), na imprensa, de janeiro a dezembro de 2005, somou 345 aparições em jornais impressos, revista, site, rádio e programas de TV – de alcance nacional, estadual, regional e local, correspondendo a praticamente uma inserção por dia na mídia.

As divulgações na mídia envolvem textos sobre eventos, reportagens, notícias, artigos e entrevistas. Os números estão fundamentados na clipagem levantada pela Assessoria de Comunicação Institucional, diante do material adquirido por despesa miúda, cópias ou por doações voluntárias, pois a Instituição não tem assinaturas de jornais.

O IZ teve 148 publicações nos jornais – Correio de Itapetininga, Correio Popular, Diário do Povo, Jornal O Estado de São Paulo (Estadão), Jornal de Nova Odessa, O Liberal, Todo Dia, Tribuna Liberal e em informativos institucionais como da Fundepag, IAC, APTA e da Associação Brasileira dos Criadores (ABC).

Das dez revistas contatas pela Assessoria, ocorreram 18 publicações, praticamente uma inserção por mês no ano de 2005. As revistas foram AG Leilões, DBO Rural, Gestão Pecuária, Guia Xclusive (anual), Revista Cultivar – Bovinos e Globo Rural. Além de revistas institucionais e promocionais como da ADEALQ/ESALQ, Agroanalysis/USP, Visão Agrícola/Esalq, Pesquisa Mais (IEPQ).

As divulgações do IZ também estão na internet com 134 publicações em 18 portais de notícias, e agendas de eventos. Já as 31 entrevistas, reportagens e notas realizadas no IZ, em estúdio de TV e rádio foram transmitidas nos programas segmentados das emissoras de sinal aberto e por parabólica, com alcance nacional, estadual e regional: TV – Canal Rural, Terra Viva/Bandeirantes, Globo Rural, TV Todo Dia, TVB/SBT, EPTV – Jornal Regional, programa Caminhos da Roça, Canal do Boi, TV Todo Dia; rádio – CBN Notícias, Bandeirantes, Novo Tempo, Rádio Todo Dia, Rádio Central Campinas.

Diante dos resultados de pesquisa com aplicação no campo, o Centro de Comunicação procura divulgar as tecnologias geradas ao produtor rural e a interessados, colaborando para fortalecer a identidade Institucional.

A sociedade também passa a conhecer os trabalhos de uma Instituição do governo estadual, que no caso do IZ, contribui para a qualidade da carne, leite e seus derivados.

A integração, de pesquisadores ao Centro de Comunicação da Instituição, aumenta e valoriza as informações de sumo valor intelectual e prático, colaborando para que a imagem institucional esteja sempre presente na mídia.

A comunicação também favorece contatos de produtores em busca de soluções para demandas reais e até mesmo abre espaço ao interesse de futuros parceiros, agregando mais valor a imagem institucional.

Assessoria de imprensa da Instituto de Zootecnia

C.A.