Agricultura: Instituto de Zootecnia promove encontro para discutir a produção e alimentação animal

Será realizado nesta sexta-feira, dia 20

qui, 19/10/2006 - 17h40 | Do Portal do Governo

“Soluções tecnológicas para o século XXI” é o tema do Encontro Técnico sobre leguminosas forrageiras que será realizado pelo Instituto de Zootecnia (IZ/APTA/SAA), nesta sexta-feira, dia 20, a partir das 8 horas, em Nova Odessa (SP). O encontro apresentará uma série de inovações tecnológicas para que o produtor rural possa obter leguminosas persistentes, que contribuam efetivamente para a melhoria do ecossistema de produção de pastagem e, conseqüentemente, sustentabilidade à produção animal.

O evento mostrará, também, as diferentes técnicas e maneiras de obter-se o melhor desempenho animal em pasto consorciado. “Nós vamos apresentar novos cultivares e informações sobre as reais possibilidades que o pecuarista pode conseguir com relação a essas forrageiras”, ressalta o pesquisador Valdinei Tadeu Paulino.

“A leguminosa representa um alimento de melhor qualidade, devido ao maior teor protéico, além da capacidade de fixação de nitrogênio, tornando-se uma fonte muito mais econômica de reposição de nutrientes quando comparado ao adubo nitrogenado”, destaca Valdinei.

De acordo com o pesquisador, a alta produção de biomassa pelas leguminosas seriam também mais uma maneira de promover o seqüestro do gás carbono, minimizando os impactos ambientais, como também o acúmulo de nitrato no solo. “Há o que se pode chamar de sustentabilidade à produção pecuária consequentemente  colaborando para diminuir o uso de fertilizantes químicos no solo”, diz.

Outro assunto relevante que será abordado é o mercado de sementes. Segundo Valdiney, muitas vezes os pecuaristas procuram leguminosas no comércio e não encontram em quantidade suficiente para poder implantá-la nas pastagens. “Mostraremos aos pecuaristas, onde eles podem encontrar as melhores sementes, como comprar, o preço e o que existe no mercado de sementes, além de como obter um cultivar certificado”.

Os interessados em participar do encontro, devem acessar www.iz.sp.gov.br  ou pelo e-mail eventos@iz.sp.gov.br . Outras informações pelo telefone (19) 3466-9413

Lisley Silvério – Assessora de Comunicação Institucional – IZ

C.A.