Agricultura: Instituto de Pesca e consulado do Chile realizam seminário sobre aqüicultura

Produção chilena de salmão é a segunda maior do mundo, logo após a norueguesa

ter, 23/05/2006 - 17h28 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesca e o Escritório para Assuntos Econômicos do Chile (do consulado daquele país) uniram-se para realizar seminário, nesta quinta-feira, sobre criação comercial de peixes. O evento ocorrerá durante a 3a Seafood Expo Latin América: Feira Internacional de Pescados, Frutos do Mar e Tecnologia para a Indústria da Aqüicultura e Pesca, no Expo Center Norte, Pavilhão Amarelo, São Paulo, realizada amanhã e sábado. Os participantes serão autoridades e técnicos do setor pesqueiro dos dois países. O seminário Chile-Brasil: Parceria em Aqüicultura abordará basicamente dois temas: Desenvolvimento do setor aqüícola chileno e situação atual; Desenvolvimento da aqüicultura brasileira: situação atual e perspectivas futuras. No final do encontro, haverá degustação de produtos originários do mar chileno. O Instituto de Pesca é vinculado à Secretaria da Agricultura e Abastecimento.

Salmonicultura

Há 20 anos, quando a salmonicultura  dava seus primeiros passos no Chile, era difícil projetar a importância que a atividade teria para a economia do país. Hoje, a produção do salmão chileno ocupa a segunda posição no contexto internacional, depois da Noruega. Carlos Wurmann e Raúl Malvino Madrid, em artigo publicado na revista Panorama da Aqüicultura (vol. 16, no 93, janeiro/fevereiro de 2006), afirmam que o Brasil tem vocação para a aqüicultura, tão ou mais importante que para a agropecuária. Os autores sustentam que os resultados da criação de peixes estão longe de mostrar o seu potencial no País. São, de acordo com os estudiosos, simples amostra do que um país de dimensões continentais como o Brasil é capaz de realizar. Wurmann e Malvino Madrid argumentam também que, da mesma forma que o Brasil, o Chile conta com extenso litoral e variedade de climas e temperaturas das águas.

No caso brasileiro, destaca-se o fato de possuir enormes corpos de água doce com temperaturas adequadas para a aqüicultura, característica que supera, com sobras, o potencial dos rios chilenos nas suas áreas mais acessíveis. De acordo com o Informe Sectorial de Pesca y Acuicultura da Subsecretaria de Pesca do Chile, no final do primeiro semestre de 2005 as exportações pesqueiras chilenas alcançaram US$ 1,45 milhão, crescimento de 14,9% em comparação com o valor registrado no mesmo período do ano anterior. O aumento também é maior que o observado no qüinqüênio 2001-2005 e 37,1% superior à média do período 2000-04.

SERVIÇO

Seminário Chile-Brasil: Parceria em Aqüicultura

Dia 25 de maio, das 19 às 20 horas

Auditório 1 do Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo

Outras informações:

• Instituto de Pesca – Av. Francisco Matarazzo, 455 (Parque da Água Branca)

Telefone (11) 3871-7530 – site: www.pesca.sp.gov.br

• Consulado do Chile – Av. Paulista, 1.009 – 16o andar

Telefones (11) 3251-1578 e 3288-1961 (com Álvaro Camargo)

Da Assessoria de Imprensa do Instituto de Pesca