Agricultura: Instituto Biológico oferece informações sobre controle de insetos da estação

Com o verão, ganha força o ciclo favorável ao desenvolvimento e reprodução dos insetos

sex, 27/01/2006 - 13h43 | Do Portal do Governo

Com a chegada do verão, ganha força o ciclo favorável ao desenvolvimento e reprodução dos insetos. Com o calor, maior umidade do ar, aumento da vegetação e condições ideais para reprodução, aumentam os problemas com cupins, baratas, formigas, brocas e outras pragas que, em ambiente urbano podem trazer prejuízos econômicos, como danos materiais às estruturas e mobiliário de madeira e à saúde da população, através dos insetos vetores.

De acordo com Marcos Potenza, pesquisador do Instituto Biológico, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o controle varia muito conforme a espécie de inseto. “Para os mosquitos, produtos na forma de aerossóis e repelentes de tomada ajudam a controlar pequenos focos. No caso de poucas baratas, aerossóis são eficientes, e para formigas as iscas oferecem os melhores resultados”, explica o pesquisador, salientando ainda que para o controle de cupins de madeira seca e brocas, produtos para injeção em prateleiras e portas podem controlar pequenos focos e que, no caso de cupins subterrâneos, somente empresas especializadas possuem conhecimento, equipamentos e os melhores produtos para esta finalidade.

Para o pesquisador, é necessário ficar atento aos sinais deixados pelos insetos. “Presença de caminhos ou túneis de terra em paredes, assim como terra em batentes de porta e outras estruturas de madeira sugerem a presença de cupim subterrâneo. Pequenos grânulos duros e secos da coloração da madeira onde foram encontradas sugerem a presença de cupim de madeira seca. Pó fino como talco significa a presença de brocas de madeira” esclarece.

Em caso de dúvida o Instituto Biológico possui um serviço de identificação de pragas urbanas, além das pragas e doenças de plantas. A identificação de amostra de cupim custa R$ 30,00 e deve ser encaminhada em frascos com álcool, à Unidade Laboratorial de Referência em Fitossanidade.

SERVIÇO:

Instituto Biológico

Unidade Laboratorial de Referência em Fitossanidade

Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 – Vila Mariana

CEP 04014-002 – São Paulo – SP

Tel: 11.5087.1730

Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento