Agricultura: Instituto Agronômico tem inscrições abertas para Pós-Graduação

Inscrições podem ser feitas até o dia 22 de setembro

seg, 04/09/2006 - 9h51 | Do Portal do Governo

Estão abertas as inscrições para curso de Pós-Graduação do Instituto Agronômico (IAC), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Destinado ao aperfeiçoamento profissional de engenheiros agrônomos, agrícolas, biólogos e de profissionais que desenvolvam atividades relacionadas às áreas agronômica e ambiental, o curso, com duração máxima de 24 meses, é dividido em três áreas de concentração: Gestão de Recursos Agroambientais, Melhoramento Genético Vegetal e Tecnologia da Produção Agrícola.

Com uma freqüência mínima de 75%, o pós-graduando deverá completar, ao menos, 140 unidades de crédito, sendo 50 destinadas a disciplinas e trabalhos e 90 direcionadas à dissertação.

Como instituição de pesquisa não pertencente ao sistema universitário, o IAC foi pioneiro no Estado de São Paulo ao criar um curso autônomo de pós-graduação stricto-sensu, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES/MEC).

Desde 1999, 117 teses foram defendidas e os autores desses trabalhos conquistaram seus espaços no mercado: dos 117 mestres, 70% foram contratados por empresas ou prestam serviços como autônomos no setor de agronegócios, 27% partiram para o doutorado ou carreiras acadêmicas e 3% assumiram outras atividades.

Segundo os coordenadores do curso, com a pós-graduação, o IAC, além de gerar conhecimento passou a formar recursos humanos voltados para a pesquisa com aplicação prática, direcionada aos problemas existentes na agricultura brasileira. As inscrições poderão ser feitas até o dia 22 de setembro.

Da Secretaria da Agricultura

J.C.