Agricultura: Instituições paulistas e chilenas firmam parcerias na área de aquicultura

Instituto de Pesca de SP é referência na área de dados estatísticos e pesquisa de tecnologia de pescado em todo o país

qui, 25/05/2006 - 16h37 | Do Portal do Governo

O Escritório para Assuntos Econômicos do Chile no Brasil vem se reunindo com a direção do Instituto de Pesca, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, para firmar parcerias de cooperação técnica na área de aquicultura. Para estreitar ainda mais as relações em pesquisa e transferência de tecnologia acontece neste dia 25/05 (quinta-feira) Seminário durante a 3ª Seafood – Expo Latin America: Feira Internacional de Pescados, Frutos do Mar e Tecnologia para a Indústria da Aqüicultura e Pesca, que vai de 24 a 26 de maio, na Expo Center Norte, Pavilhão Amarelo, em São Paulo.

Durante a abertura do Seminário devem estar presentes: a Cônsul Geral do Chile em São Paulo, Cecília Gallardo, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Alberto Macedo, o Adido para Assuntos Econômicos do Chile no Brasil, Ricardo Moyano, e o diretor do Instituto de Pesca, Edison Kubo. O seminário abordará o desenvolvimento do setor aqüícola chileno e brasileiro e suas perspectivas futuras, com apresentação de projetos por especialistas dos dois países.

O Chile, um dos mais desenvolvidos países na área de tecnologia de pescado, começou sua atuação em salmonicultura, por exemplo, há 20 anos e, hoje, a produção do salmão chileno ocupa a segunda posição no contexto internacional, depois da Noruega.

O Instituto de Pesca também é referência na área de dados estatísticos e pesquisa de tecnologia de pescado em todo o país. Com sede em Santos e unidades espalhadas por todo o estado, o Instituto possui mais de 70 pesquisadores com projetos de destaque em maricultura, foi uma das instituições pioneiras do Brasil nas pesquisas sobre criação de mexilhões e ostras. Na cadeia de produção do pescado continental tem atuado junto a rios e reservatórios do Estado, avaliando o potencial pesqueiro e a qualidade de águas interiores, e também no desenvolvimento de novas metodologias sobre reprodução induzida. Na área dos peixes de água fria, a pesquisa em salmonicultura realizada pelo Instituto de Pesca é referência nacional e internacional.

Serviço:

Abertura do Seminário Chile-Brasil: Parceria em Aquicultura

Dia 25 de maio a partir das 19 horas

Auditório 1 do Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo

  Da Secretaria da Agricultura