Agricultura: Instaladas pontes metálicas em estradas de dez municípios paulistas

O projeto é da Secretaria da Agricultura e Abastecimento

seg, 18/09/2000 - 18h20 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento instalou as dez primeiras unidades do Programa Pontes Metálicas, que visa a colocação de um total de duas mil pontes de aço na malha de 240 mil quilômetros de estradas rurais de
todo o Estado de São Paulo. O objetivo é garantir a trafegabilidade permanente para facilitar o escoamento da produção agropecuária e garantir o acesso à infra-estrutura de saúde e educação aos habitantes do campo. Já foram implantadas pontes nos municípios de Porangaba, Pereiras, Conchal, Bariri, Jaborandi, Águas da Prata, Limeira, Guareí, Mombuca e Registro. Até o final do mês, outras vinte unidades serão instaladas.

Com a melhoria da infra-estrutura viária, o Programa Pontes Metálicas conseqüentemente contribui para a redução do custo São Paulo, que impacta sobre a competitividade e o preço final dos produtos dos agronegócios. Já foi concluído o primeiro lote de 200 pontes de aço pré-fabricadas e o segundo lote está sendo produzido.

PROGRAMA

Por meio do convênio com os municípios, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento fornece e instala as pontes metálicas pré-fabricadas, padronizadas com largura de 4,3 metros e vãos de 6, 8, 10 e 12 metros em locais críticos, aprovadas previamente. As prefeituras ficam encarregadas de projetar e executar as obras nas cabeceiras e os serviços complementares, como reflorestamento, sinalizações etc.

Dimensionadas para suportar cargas de até 40 toneladas, as pontes seguem as prescrições das normas brasileiras vigentes e a experiência do Departamento de Estradas de Rodagem da Secretaria dos Transportes do Estado. Portanto, são obras definitivas, de alto padrão tecnológico.

O Secretário de Agricultura e Abastecimento, João Carlos de Souza Meirelles, declarou que o Governo Mário Covas dá prioridade ao agronegócio, visando a fixação do homem no campo, para gerar empregos nas pequenas cidades. Segundo Meirelles, as vias com dificuldade de tráfego representam um grande gargalo e daí a importância do plano de melhoria da infra-estrutura, que inclui o Melhor Caminho, as Patrulhas Rodoviárias e a pavimentação de Trechos Críticos, além do Pontes Metálicas.