Agricultura: II Fórum de Integração da Sivilcultura será realizado em Capão Bonito nesta quinta

Evento dará continuidade às discussões iniciadas em 2005 para a manutenção racional das florestas e a integração com a agricultura e pecuária

qua, 25/10/2006 - 16h59 | Do Portal do Governo

O Pólo Regional do Sudoeste Paulista, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realiza nesta quinta-feira, 26, o II Fórum de Silvicultura – Agricultura e Pecuária para o Desenvolvimento Sustentável que dará continuidade às discussões iniciadas em 2005 para a manutenção racional das florestas e a integração com a agricultura e pecuária.

A primeira edição do evento, realizada em maio de 2005, resultou em alguns projetos de pesquisa iniciados pelos pesquisadores científicos da unidade. Entre os estudos que iniciaram após a realização do I Fórum, está o projeto de “Viabilidade de Culturas Consorciadas com Eucalipto”, no qual é estudada a viabilidade de se implantar culturas como feijão, milho e mandioca nos espaços entre os pés de eucalipto, contribuindo para o aumento na renda do produtor e preocupando-se com o desenvolvimento sustentável na região.

Segundo a pesquisadora científica Cristina Fachini, o agricultor não tem a consciência ecológica formada, e com o projeto que está sendo desenvolvido de integrar a silvicultura com a agricultura e a pecuária, é possível aumentar a renda gerada e permitir que parte da propriedade seja preservada com a floresta de eucaliptos.

Nesta segunda edição, o público poderá acompanhar os primeiros resultados das pesquisas geradas após as discussões de 2005, além de ouvir profissionais de outras instituições de pesquisa, como o Instituto de Zootecnia, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e da ESALQ (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), que abordarão temas relacionadas à integração da lavoura e pecuária com a silvicultura, promovendo o desenvolvimento regional de uma maneira sustentável e preservando o meio ambiente.

As inscrições são gratuitas e poderá ser feita no dia do evento, e podem participar empresários, produtores rurais, agricultores, estudantes, engenheiros agrônomos. O evento será durante todo dia e estão programadas palestras sobre o assunto, apresentações de dados sobre silvicultura e mercado econômico.

A programação completa do evento está disponível no site da Apta Regional www.aptaregional.sp.gov.br

Projetos
Além do projeto de intercalar culturas perenes entre as árvores de eucalipto, os pesquisadores científicos do Pólo Regional do Sudoeste Paulista, estão desenvolvendo outros três projetos de pesquisa, que além de atender a demanda regional dos produtores que possuem áreas verdes de proteção legal em suas propriedades, também promove a integração entre a silvicultura e a agricultura e pecuária.

Um dos projetos estuda a “Viabilidade Econômica da Utilização do Pasto Apícola de Eucalipto para Pequenos Apicultores”, já que a região favorece a produção de mel de eucalipto, devido a grande quantidade de áreas plantadas da espécie. O projeto tem como objetivo verificar a viabilidade econômica para os produtores utilizarem os pés de eucalipto que já existem em suas propriedades para entrar no mercado da apicultura. Cerca de 50 produtores rurais e apicultores estão inseridos no projeto.

O estudo conta também com a parceria da ONG Ecoar, que vai ainda avaliar o número de colméias necessárias por produtor para que o trabalho seja viável comercialmente, além de dar uma característica ao produtor da região sobre a importância do mel para contribuir no aumento da geração de renda.

O projeto abrange as cidades de Capão Bonito e Itapeva, mas segundo os pesquisadores envolvidos no estudo, a intenção é divulgar e ampliar esse projeto para toda a região, estimulando a cadeia do mel no Sudoeste Paulista.

O projeto “Valoração de Sementes com Coletores de Sementes Nativas” está em fase de estudos e deve ser implantando nos próximos meses. Com essa iniciativa, os pesquisadores pretendem promover a reposição de matas ciliares e reservas legais, valorizando os preços dessas sementes para o mercado viveirista, já que os coletores não têm idéia de como valorizar e oferecer essas sementes ao mercado.

E por último, o projeto “Aptidão Regional de Palmáceas e Possíveis Trabalhos de Consorciação de Culturas”, visa atender a demanda dos produtores rurais por informações sobre o palmito juçara. A cultura está sendo muito plantada na região, o que favorece a reposição florestal e diminui a degradação das matas.

Assessoria de Comunicação da Apta Regional

C.M.