Agricultura: Governo do Estado realiza seminário sobre as relações comerciais entre cadeias produtiv

Encontro acontece nesta quarta-feira, dia 8, em São Paulo

seg, 06/11/2000 - 13h17 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), realiza nesta quarta-feira, dia 8, o Seminário “ Boas Práticas Comerciais -Fornecedores e Distribuidores”. O objetivo é construir um relacionamento comercial moderno e eficaz entre as cadeias produtivas do agronegócio paulista e o setor varejista. Durante o evento, serão discutidas as novas experiências para estabelecer instrumentos de regulação do mercado entre fornecedores e o grande varejo, como as surgidas na Argentina e no Estado do Paraná.

Na abertura do seminário, o secretário estadual da Agricultura, João Carlos de Souza Meirelles, aborda as transformações do agronegócio de São Paulo, que envolvem investimentos e avanços tecnológicos, abrangendo atividades no campo, produção e distribuição de insumos, armazenamento, transporte, processamento e distribuição de produtos agropecuários e seus derivados.

O secretário de Defensa de La Competencia y del Consumidor, do Ministério da Economia da Argentina, Carlos Winograd, explicará o acordo promovido pelo Governo de seu país, em vigor desde julho último, que estabelece um procedimento para débito, crédito e devolução de mercadoria. Também foi criada uma câmara de arbitragem.

No Paraná, a experiência foi diferente: todos os segmentos optaram pela formação de uma associação de fornecedores – Assossuper-PR, para negociar com a associação de supermercados as condições de fornecimento que atendem tanto as necessidades do varejo, como dos produtores.

Ao final, serão discutidos tópicos visando o aperfeiçoamento das relações entre produtores e distribuidores e qual o papel a ser desempenhado pelo Estado nesse contexto, na busca de mais confiabilidade e transparência no comércio, visando a melhoria do atendimento ao consumidor.

Seminário “BOAS PRÁTICAS COMERCIAIS” – Fornecedores / Distribuidores

Data: Quarta-feira, dia 8 de novembro de 2000
Horário: A partir das 9 horas
Local: Salão Nobre da Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Av.Miguel Stefano, nº 3900, Água Funda – São Paulo-SP

Programação:

9h00 –O desafio de se estabelecer Boas Práticas Comerciais

João Carlos de Souza Meirelles – Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

9h30 – A organização de uma associação de fornecedores no Paraná. Como está organizada e quem participa dela Péricles P. Salaz, presidente executivo do Sindicato da Carne do Paraná e vice-presidente da Associação Paranaense de Fornecedores de Supermercados-ASSOSUPER/PR.

10h00 – A participação de fornecedores de hortícolas e seu relacionamento comercial com os distribuidores varejistas Antonio Ricardo, Secretário de Agricultura do Município de Colombo e vice-presidente da ASSOSUPER/PR.

10h30 – Intervalo

10h45 – Qual o papel do Estado do Paraná na formação e na negociação entre a Assossuper e os supermercados José Lupion Neto, presidente da CEASA/PR.

11h15 – Codigo de Buenas Praticas Comerciales – Acordo desenvolvido na Argentina entre fornecedores e supermercados
Carlos Winograd, Secretário de Defensa de la Competencia y del Consumidor, do Ministério da Economia da Argentina.