Agricultura: Gerenciamento de riscos na produção é tema de Encontro em Ituverava

Será nesta quinta-feira, dia 28

qua, 27/09/2006 - 15h05 | Do Portal do Governo

O Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e a Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) realizam nesta quinta-feira (28/09), no município de Ituverava, o “Dia da Economia do Agronegócio”. O encontro integra o ciclo de eventos da XII Semana Agronômica da Fundação Educacional de Ituverava e Faculdade Dr. Francisco Maeda (FAFRAM/FE).

Em sua primeira parte, o Dia da Economia abordará a experiência das subvenções do prêmio de seguro rural em São Paulo, bem como as perspectivas do seguro rural no Brasil.

Pioneiro na subvenção em todo o país, o Estado de São Paulo está em seu quarto ciclo agrícola do projeto. Desde 2003, mais de 2 mil produtores participaram recebendo metade do prêmio do seguro dos recursos do FEAP – Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. As 23 culturas deste ciclo são: algodão, amendoim das águas e da seca, arroz irrigado, café, feijão das águas, feijão da seca, feijão de inverno irrigado, milho, milho safrinha, soja, sorgo granífero da seca, trigo, ameixa, caqui, goiaba para indústria e de mesa, laranja, pêssego para mesa, uva comum de mesa e fina de mesa, alface e tomate rasteiro para indústria, numa área que abrange 598 municípios, conforme zoneamento agrícola da Secretaria.

Na segunda parte do evento, os temas serão novos padrões de financiamento do agronegócio, entre eles os novos títulos de comercialização, e mercados futuros. A criação e evolução da Cédula de Produto Rural (CPR) ajudou a consolidar o novo padrão de financiamento e abriu espaço para o surgimento de novos títulos de comercialização do agronegócio (CDA/WA, CDCA, LCA e CRA). São instrumentos para complementar o crédito agrícola com recursos do mercado. Estima-se que existam mais de R$ 700 bilhões em fundos dos quais parte poderia ser destinada ao financiamento do agronegócio.

A Semana Agronômica acontece na Fundação Educacional de Ituverava e vai até 29 de setembro.

Mais informações sobre o Dia da Economia do Agronegócio podem ser obtidas na FAFRAM/FE pelos telefones (16) 3839-6014 e (16) 3729-3199.

Da Secretaria da Agricultura