Agricultura: Futuro da avicultura paulista é tema de encontro em Descalvado

Evento é realizado com apoio da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento

qui, 30/11/2000 - 14h38 | Do Portal do Governo

Os rumos e as técnicas da produção avícola regional foi o tema do IV Encontro Técnico de Avicultura de Corte da Região de Descalvado, promovido no município, com o apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, (SAA), por meio da Câmara Setorial de Aves e Ovos. No evento, realizado nesta quarta-feira, dia 29, o secretário estadual da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, João Carlos de Souza Meirelles, falou sobre a avicultura e o agronegócio no Estado de São Paulo. Meirelles destacou a importância da integração entre todos os membros da cadeia produtiva e apontou soluções para o principal entrave da produção avícola. “Para o desenvolvimento da avicultura, é preciso aumentar a produção de milho, principal insumo da criação de aves de corte e postura”, defendeu Meirelles. Ele enfatizou a necessidade de novos instrumentos que promovam o agronegócio, como securitização e taxas que permitam maior competitividade com outros estados. “Para a produção de aves, se alguns mecanismos como estes fossem reformulados, em cinco anos a avicultura paulista representaria 10% da exportação nacional de frangos”, detalhou. Atualmente, o Estado de São Paulo importa o alimento de outras regiões.

Alguns planos da SAA para o setor de aves e ovos já estão em vigor. De acordo com Ricardo Pereira Lima, da Assessoria Técnica da Secretaria, a maior produtividade do milho pode ser vantajosa para todos os membros da cadeia produtiva. Ele falou sobre a necessidade de equilibrar a produção de milho, adequando-a às necessidades do setor avícola. “Mais grãos no mercado podem significar queda de preços, mas também representam redução nos gastos totais com a produção de milho. Isso, aliado a novas formas de negociação entre o avicultor e o produtor e técnicas de produção avançadas do grão, pode garantir à avicultura paulista uma maior participação nos mercados interno e externo”, explicou.

A SAA fornece orientação sobre técnicas de cultivo de milho por intermédio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada (CATI), que investe em práticas consagradas na lavoura. Com o plantio direto na palha, difundido recentemente pela Coordenadoria, o Estado de Goiás superou o Paraná, que era o principal produtor de milho do Brasil. A correção do solo na produção do grão, sobretudo na rotatividade de culturas realizada em campo pastado, promovida pela CATI, tem dado resultados com o uso de parcerias nas regiões de São João da Boa Vista e Limeira. Empresas processadoras de milho financiam o insumo utilizado nesta prática e os produtores podem pagar em espécie, fornecendo milho para seus financiadores.

Durante o encontro, o secretário de Agricultura e Abastecimento solicitou às lideranças locais e produtores que preparassem um documento com as principais dificuldades do setor e sugestões para a solução conjunta de problemas.

A cidade de Descalvado pertence à região de Araraquara, primeira do Estado em produção de aves de corte, responsável por 16,5% do total de cabeças de São Paulo. Em fevereiro de 2000, a produção regional atingiu o total de 50 milhões de cabeças.