Agricultura: Feira de caprinos e ovinos apresenta tecnologias para desenvolvimento do setor

Exposição acontece até 18 de março, no Centro de Exposições Imigrantes, com entrada franca

qua, 15/03/2006 - 19h20 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo participa, a partir desta quarta-feira, dia 15, da 3ª Edição da Feira Internacional de Caprinos e Ovinos de São Paulo. Organizada pelo Agrocentro, a feira reúne representantes da caprino-ovinocultura brasileira para apresentar o desenvolvimento tecnológico obtido pelas cadeias produtivas, além dos avanços nos padrões de qualidade e sanidade que acompanham as necessidades de crescimento deste setor pecuário.

Abertura do evento contou com a presença do Secretário-Adjunto de Agricultura e Abastecimento, Alberto José Macedo Filho, representando o Secretário Duarte Nogueira. Direcionada a produtores, criadores, empresários, técnicos e profissionais das cadeias de leite e carne caprina e ovina, a Feira conta com cerca de 120 expositores e um total de 3 mil animais. Segundo a comissão organizadora, estima-se a participação de aproximadamente 20 mil pessoas durante os dias de evento.

No estande reservado à Secretaria de Agricultura, representantes da Coordenadoria de Defesa Agropecuária e do Instituto de Zootecnia apresentam aos visitantes as ações e projetos de sanidade animal além de alguns projetos de pesquisa voltados ao atendimento da capino-ovinocultura paulista.

Pioneiro em pesquisas zootécnicas, o IZ trouxe para esta 3ª edição da feira dois encontros técnicos. Objetivo é abordar os novos métodos de manejo e produção, como o Sistema de Cordeiros para Abate Superprecoce, e o uso da Ultra-sonografia para Avaliação de Carcaça de Ovinos.

Além disto, os visitantes receberão informações sobre as linhas de financiamento do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP) que beneficiam caprinocultores e ovinocultores com renda bruta anual de até R$185 mil. São financiamentos de até R$ 50 mil por produtor, para a aquisição de matrizes, reprodutores e melhorias na Infra-estrutura. As taxas são de 4% ao ano e os prazos de pagamento de até cinco anos, inclusa a carência de até dois anos.

A 3ª Feira Internacional de Caprinos e Ovinos acontece de 15 a 18 de março, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. A entrada é franca.

Secretaria da Agricultura e Abastecimento