Agricultura faz parceria para ampliar estudos sobre doença que atinge laranjais

Fundecitrus estudará doenças e formas para combatê-las

qui, 21/01/2010 - 10h00 | Do Portal do Governo

O secretário de Agricultura e Abastecimento, João Sampaio, e o presidente do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), Lourival Carmo Monaco, reuniram-se na segunda-feira, 19, para acertar detalhes do novo convênio que será firmado entre as duas entidades.

A Fundecitrus terá novo foco de atuação que ficará concentrado em ações de pesquisa para combate às doenças, capacitação e comunicação com os produtores. A fiscalização dos pomares continuará sob responsabilidade da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA). De acordo com a Instrução Normativa 53, o citricultor é obrigado a inspecionar o seu pomar a cada três meses e entregar um relatório semestral à CDA informando as plantas inspecionadas e erradicadas contra o greening.

“O percentual de citricultores que fazem inspeção e entregam os relatórios cresce a cada semestre. Em 2009, chegamos a mais de 80%. Com essa evolução, é possível que o Fundecitrus e, mesmo a própria secretaria, atue mais no conhecimento das doenças e formas de combate, capacitando mais o produtor para o manejo sanitário do seu pomar”, afirma o secretário João Sampaio.

O presidente do Fundecitrus afirmou que a entidade terá um novo formato de atendimento ao setor, com foco na prestação de serviços.  “Ampliaremos a nossa linha de pesquisa e buscaremos maior conscientização fitossanitária, na qual a prevenção seja a melhor forma de manejo dos pomares”, afirma Monaco.

O novo plano de trabalho para o convênio com o Fundecitrus será preparado pelas equipes técnicas.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento